sábado, 30 de janeiro de 2010

Boas séries

O que é que se passa no mundo da televisão que agora anda tudo doido com os vampiros? É que é mau!! Parece que a TVI se adiantou à SIC: o Destino Imortal começa 18h enquanto que a Lua Vermelha apenas às 21h.
malta... vá la..
tj

Os Improváveis

Os Improváveis, grande grupo de teatro! Hoje as 21:30 no antigo cinema Nimas. É preciso fazer reservas! alinhas?
tj

Supertramp

Assim é difícil não acordar bem disposto!





Continuamos nos 70's. Não resisti e pus duas músicas. Das minhas bandas de eleição sem dúvida (não ha nada melhor que trabalhar ao som de supertramp, qd há trabalho!) Não foi CheapTrick cm prometido, estes são-me bem mais importantes!

tj

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cascais

Casa das Histórias de Souto-Moura, ao pé do hipódromo. Mais subtil que parece nesta fotografia, integra-se na vila não só pela cor, pelo jardim, pelos afastamentos mas também pelo polémico desenho arquitectónico. As duas torres fazem-me voar para grandes chaminés ou torres, igrejas ou palácios ou museus da Paula Rêgo.


Farol de Santa Marta, requalificado pelos irmãos Aires Mateus. Não sou grande fã mas neste caso acho que foi bem conseguido. Mantém a escala e a linguagem de Cascais e do Mar. Propõe uma viagem ao mundo dos faróis. Acontecem apontamentos estranhos mas vale a pena conhecer.

tj

Maldita paixão

É a raiva e a fobia a lutar contra a paixão. Desalento e desmotivação tomam conta e pouco há a fazer. Continuar a remar para cima, contra a corrente, como sempre, num gesto de vida, cansada. A obrigação passa por pescar a energia: o país oferece, num gesto de bondade gratuita, no seu espírito materno continuo. Maldita paixão por Portugal.
tj

Rugby


Sábado as 15 hr a selecção nacional de rugby defronta a 3º selecção inglesa. Mais um jogo de preparação, com entrada livre. Prepara-se também um encontro de todos os ex-internacionais neste jogo. Estão juntos todos os ingredientes para uma grande festa! Mais detalhadamente aqui.

tj

Peter Gabriel

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Continuando nos 70's, Peter Gabriel depois de ter saído dos Genesis lança um disco com o nome desta música. Grande som! Assisti ao vivo no Rock in Rio ha uns anos, não mudou apesar da idade!

"Cinema Paraíso"

De Giuseppe Tornatore este já é um clássico dos nossos dias. Grande filme sobre intensas paixões e quedas. A primeira sobre o cinema: o desvendar da magia e a sua degradação e perda de saudável influência. A segunda em relação a Elena: a jovem moça, de doçura dislumbrante, cativante. Vencedor e nomeado para vários prémios, este filme de 1988, continua hoje a ser actual, na sua simplicidade, na maneira como retracta as cumplicidades. Grande Filme!!
tj

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Férias

Isto é que são férias... acordar tarde, um ou outro recado, ir conviver, ler para uma esplanada na Barra. Boa malha
tj

Cortes

Zero de aumento é mesmo zero!

Moody's defende «cortes mais ambiciosos» na despesa

Tenho o meu salário congelado, não sou excepção. E se for caso disso estou disposto a abdicar dele



Só acredito se estiver escrito à minha frente mas ao menos fica a boa intenção. Mas vá, corta!!

tj

O.E. 10

Depois de se atrasar, o ministro nem pediu desculpa. Pelas 23h começou a apresentar o orçamento e em vez de assumir o deslize nos horários resolveu, com mestria na eloquência e com uma graça à mistura, martirizar-se porque ele, se fosse preciso, trabalharia 24hrs por dia, porque ele não tem horários fixos, porque ele é virtude e amor a Portugal, porque ele é do governo de J.S..

Fazer um Orçamento do Estado não é diferente de realizar um trabalho de grupo no secundário ou na faculdade. São quinze dias de animação e uma noitada de trabalho, na véspera da entrega.

tj

"Avatar"


O filme mais caro de sempre (em valor nominal, boa...) e mais visto de sempre (bravo). Já toda a gente deve ter tido esta experiência. Se não viram então é bem pensado irem ao cinema ver porque este, em casa, não vale a pena.
A história é igual a tantas outras: não acrescenta nada. Um soldado que vai investigar e que depois se rende aos novos encantos, cativação, namorada, carisma, guerra, heróis. Está la tudo, parece um dicionário de boas práticas para o cinema. Dá para desvendar a história no primeiro 1/4 do filme e fica mais um apontamento ambientalista e moralista no cinema. Pareceu-me grande de mais e às tantas cansativo (ser sessão das 24h tb não foi boa táctica), 3hrs com uns óculos 3D é difícil contudo é de ressalvar a gigante qualidade técnica. Aqui sim, é impressionante! Por aqui é memorável. Ficam as sementes esvoaçantes, a fauna exuberante, as montanhas aleluia e as tranças encadeadoras de James Cameron. Boa malha!
Não é o meu género de filme mas gostei. Não percebo é a banda sonora...

tj

Leonard Cohen

Assim é difícil não acordar bem disposto!



O canadiano (que ficou célebre pelos seus romances) só aos 30 começou a compor e a usar a sua voz sem igual. Uma das minhas músicas preferidas, de um dos seu primeiros discos: Avalanche em Songs of Love and Hate.

tj

60's


Acabou-se a primeira leva de música.

Brian Jones 1942-69
Jimmy Hendrix 1942-70
Janis Joplin 1943-70
Jim Morrison 1943-71

Grandes artistas que revolucionaram o mundo! Para além do talento díspar tiveram em comum a idade da morte. Todos com 27 anos, todos, provavelmente, pela mesma causa, apesar de nunca se ter tido a certeza: droga. Ficam as obras fenomenais.

tj

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

o tempo é remédio

Realmente nunca mais se ouviu falar da Gripe A. Tanta coisa tanta coisa, tanto dinheiro gasto, tantas horas de antena, tanto enjoo só de ouvir falar, tantas pessoas infectadas que ficaram boas que de repente... o tema deixou de ter interesse. Um mês depois sai uma notícia.
Foi mesmo um excitamento, não foi?!

Parquímetro

Isto não é muito interessante mas para os turistas nacionais incomoda.
Às tantas mais vale por cancelas em determinadas zonas de Lisboa... Percebo que a redução de tráfego rodoviário seja importante, percebo que é mais uma maneira de potenciar os transportes públicos, percebo até que tudo isto seja do interesse da sociedade (e é preciso condicionar mesmo sendo do nosso interesse?) mas às tantas não dá para levar o carro para Lx (e para algumas pessoas isso é uma chatice).
Discriminar pela positiva quem vive e quem trabalha até pode ser bom mas pessoas como eu, que não trabalhamos nem vivemos na capital, se quisermos ir dar uma passeata rápida é impossível.
Não percebo o "limite máximo de horas estacionado". Então se estou a pagar parquímetro a peso de ouro não posso ficar no meu lugarzinho à vontade? Vou ter que, duas em duas horas andar a procura de novo lugar, certo?

Aqui

"Up in the Air"

Filme de Jason Reitman (o mesmo de "Juno"), com George Clooney no papel principal. Aborda um tema da actualidade e por aí a sensibilidade pode aumentar. Reacções frágeis naturais das pessoas com "novas oportunidades" na vida. Bom ritmo entre cenas difíceis de digerir e cenas cómicas. No final, o dominador é dominado e o que poderia ser lamechas, acaba por não o ser. Filme bom mas não não há de ficar na história.

Lisboa II

Ontem, em vez de ficar em casa a olhar para ante-ontem, meti-me no comboio e fui para Lisboa passear. Carreguei-me de ipod, livro, moleskine, máquina fotográfica, calçado confortável, uma boa camisola e lá fui eu, com espírito turista descobrir e gravar os encantos de sempre, já meus velhos conhecidos. É fácil perceber porque é que os estrangeiros se encantam com a nossa capital.
Rua do Alecrim


Elevador da Bica

Depois de +/-4 horas a vaguear sem destino, passando pelo Sodré, Alecrim, Combro, Garrett, Baixa, Comércio, Liberdade, acabei na Trindade em boa companhia para umas Imperiais à moda antiga. Intelectualices acabaram por me levar ao estádio da luz para um encontro com demais amigos e mais Imperiais, estas à moda nova.

tj

Lisboa

Manuel Taínha, Sede da Agência Europeia de Segurança Marítima e Observatório Europeu de Droga e Toxicodependência

À porta do Cais do Sodré está esta relativamente nova obra.Vale a pena passar por lá.

Sushi

Já um pouco fora de horas mas mais vale tarde que nunca.
Sábado tive um jantar de anos da Sara. Grande malha. Para além de bons vinhos e boas conversas aprendemos a fazer sushi!! Fiquei espantado: é mesmo fácil. E o grau de dificuldade há de ser inversamente proporcional ao nível de prática. Para alem disto (pareceu-me), a matéria prima é bastante barata. A única razão pela qual um restaurante de sushi é tão caro continua a ser pq as pessoas vão. Devíamos fazer greve durante um mês que os preços baixariam logo...
Fora de coisas, é mesmo castiço. No meio de vinagre de arroz e pepino e salmão cortado as tiras, folhas de alga e arroz peganhento, a confecção proporcionou grandes risotas. Já não se aguentava o cheiro a peixe e, confesso, as tantas só me apetecia comer um bife com batatas fritas e uma saladinha de tomate e cebola... Mas, no fim, estava tudo mesmo bom. Uns normais, outros fritos, uns sashimis outros kentukysetc e tal fiqueide barriga cheia. Grande Castiçada!! obrigado Sara!



TJ

Janis Joplin

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Mais uma artista que ficou imortalizada na sua juventude. Esta é a minha música preferida. grande som, esmagado

tj

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Haiti e futebol



As 19h45m, na SIC o jogo entre Benfica All Stars e os Amigos de Zidane e Ronaldo.

tj

Brian Jones, The Rolling Stones

Assim é difícil não acordar bem disposto!




e aqui a cantar com Cathy McGowan, acompanhado pela sua banda



Mais um dos grandes guitarristas deste mundo que ficou cristalizado na década de 60.

tj

Preferes.....

Preferes a Diana ouuuuu o Carlos??? grrrrrr....


Eu cá prefiro a Roberta Medina! Quem diz que a júri do programa não é bonita, para além de simpática? Sou fã.

Momento de non-sense de desabafo...
tj

domingo, 24 de janeiro de 2010

"A Idade da Inocência"

Martin Scorsese brinda-nos com Daniel Day-Lewis (a quem fico cada vez mais rendido), com Michelle Pfeiffer e com Winona Ryder. Grande filme cheio de contradições emocionais. Sentir o fascínio proibido e a agonia na privação representada pela sociedade ou pelo próprio sentido de responsabilidade e dever. A estupefacção ao ser desmascarado com tanta aceitação e serenidade. Grande caracterização não só das personagens mas do mais básico sentimento. Intemporal

tj

O.E. 10

Podia-se esperar isto. Depois da M.F.L. se ter disponibilizado a aprovar o orçamento, o CDS diz que se abstém. Desta maneira não se cola ao PSD nem a ninguém, mantém o seu rumo independente e imagem autónoma. Por outro lado, tem uma atitude responsável nesta abordagem. Não chumba gratuitamente o O.E.. A razão principal comunicada para esta posição vem de o partido e o governo não terem encontrado consenso em matérias fundamentais (boa... coisa estranha!) mas no que respeita a agricultura e saúde chegaram-se a conclusões. Percebe-se.

Aqui

Jimi Hendrix

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Ao vivo em Woodstock. Imaginem terem estado presentes...



Não cabe na cabeça de ninguém. Alguém tem dúvidas? O rei da guitarra!! Se não tiverem paciência de ver o primeiro filme, vejam o segundo, é impressionante.

tj

sábado, 23 de janeiro de 2010

Moralidades

Não acho especial piada ao Pedro Passos Coelho. Tenho sensação que é um género de J.S. do PSD, que sobrepõe a imagem à realidade (o que está redondamente errado mas é escusado ir por aí), mas pode ter razão (apesar de acreditar que os políticos não recebem muito, pela política).
Curioso é que nunca vi nenhum deputado ou simpatizante dos dois partidos manifestantes e "donos da verdade" a deixarem o seu contributo neste capítulo.

"É uma questão de autoridade moral" diz Pedro Passos, "quando se pedem sacrifícios, a classe política tem que dar o exemplo". O candidato ao lugar de Ferreira Leite assuma um programa de austeridade que congele os salários e a despesa social." no Expresso

Quem ainda não percebeu?

Já todo o mundo percebeu. A sociedade (mesmo a própria que reelegeu este governo) por sofrimento. A oposição (e refirmo-me aos 2 partidos reais, não manifestais), por observação e também, talvez, por oposição. Alguns socialistas (de senso firmado) por empirismo.

E o governo?? Parece que são os únicos que ainda não perceberam...

Aqui

O.E.

Não me vou por a tecer comentários sobre o orçamento até porque muito pouco ou nada percebo mesmo mas sou capaz de observar o bom senso, aqui.
A até agora líder do PSD reafirma disponibilidade para aprovar o O.E. 10 desde que este assente na inversão da trajectória de endividamento do país. Note-se que a M.F.L., para começar, quer mudar o rumo de sufoco em Portugal. Quero ver o J.S., agora, a soltar piadas e comentários fáceis e ordinários, no verdadeiro significado da palavra, na assembleia. Quero ver o J.S. a preparar um orçamento com cuidado (agora que não é ano eleitoral podemos passar a ter só 1 orçamento em vez de vários), que aponte na direcção certa, em vez de andar a fazer maluquices só por teimosia, tipo TGV da vida e Cheques Dentista e Magalhães e coisas que me fazem comichão. Quero ver o J.S. com bom senso. Será possível? Ao menos já percebeu que quase só dá para negociar com 2 partidos, uma vez que os outros 2 são mais manifestos que outra coisa...
É o que me vem à pele, estou meio irritado mas com um ponto de esperança

tj

Franziskaner

Já não bebia uma destas há muito tempo, desde que voltei da Alemanha! Tenho grande apreço pela Sagres mas isto é outro campeonato... para alem da nostalgia que me provoca. Bom momento, boa cerveja, bons amigos!! Grande Malha

the Doors, Jim Morrison

Assim é difícil não acordar bem disposto!! Brilhante



TJ

Breve Sumário da História de Deus

No teatro D. Maria II está a peça "Breve Sumária da História de Deus", de encenação de Nuno Carinhas (do Teatro Nacional de São João). Original de Gil Vicente esta história é conhecida de quase todos mas mesmo assim vale a pena ler o programa antes de entrar na sala. É uma peça difícil pela linguagem, pela intensidade. Entre subtilezas escondidas e agressividades explicitas, esta obra não deixa ninguém indiferente. Espelha o entusiasmo e o medo naturais. De Adão e Eva, acaba com com a morte da morte e a morte de Jesus, o princípio de tudo. Vale por si mesma e por muito mais.
Até Já

Amália


Amália Rodrigues por si só se define. Viveu entre 1920 e a eternidade, com a mudança obrigatória a acontecer a 1999. Sem noção agregou em si um país inteiro. Sem noção, quando canta, faz-me, hoje, orgulhar-me de mim e de nós. O CCB e o Museu da Electricidade prestam-lhe uma devida homenagem. Uma boa exposição, dividida em dois. No primeiro expõe-se a vida da artista enquanto fadista: capas de discos, actuações, anúncios. No segundo, mostra-se o percurso de Amália enquanto vedeta portuguesa, mundial: vestidos, jóias, aparições e entrevistas. Vale a pena visitar, vale a pena ficar a conhecer mais um pouco desta história, que é nossa também.

Ela não precisa. Faz o que quer! Ganha o que quer! Maneia a vida como quer! Não precisa de si nem de mim nem do público. Nós e o público é que precisamos dela.
Olavo d'Eça Leal
Rádio Mundial 1947

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Segredo de Justiça

Parece que Portugal tem uma capacidade de se adaptar às novas realidades bastante grande. Podemos observar o Magalhães ou o casamento de homossexuais, que são nada mais que frutos da observância da evolução da sociedade. Ou não...
E se agora passássemos para coisas realmente importantes para a Portugal? A começar pela Justiça e pela sua maneira de funcionar (ou de não funcionar)? Uma dica do sempre polémico bastonário dos advogados parece ser acabar com o segredo de justiça. Na realidade, para que é que ela serve mesmo (não sei , peço a um dos meus amigos de direito que me elucide)? Se a justiça funcionasse, que bela utopia, muito melhoraria. Passaria a existir o receio de cometer crimes pela punição.Não é para isso que de facto existe? Cá ja ninguem tem receio...

"Infelizmente em Portugal existe o segredo de justiça para dar cobertura à negligência e incompetência(...)"

Às vezes parece que somos umas crianças casmurras, que não querem aprender com o que lhes aconteceu! tj

Águas de Cascais

Parte do Estoril está sem água. É a mesma parte que está em obras. É a minha rua.
O primeiro telefonema para as Águas de Cascais foi pelas 11h da manhã e a resposta não era animadora: entre as 15h e as 17h alguém viria aqui a casa resolver o assunto. Esperei, desesperei. Fiquei um dia em casa irritado a espera do piquete, a olhar para ontem. Ora que raio... horas sem água porque um felizardo trabalhador destas obras que mexe nestas grandes escavadoras resolveu acertar no cano! Ora voltei a telefonar há cerca de 20mins já irritado e a resposta passou a ser que pelas 16h tudo estaria normalizado! Ora já passavam largamente. Ora continuo sem água.
Reacções:
-percebo que trabalhar com estas maquinas gigantes seja difícil mas cuidado extra não existe
-não percebo que planos de canos existem aqui
-não percebo pq me mandaram esperar em casa ate as 17h pelo piquete que depois não apareceu
-não percebo pq dizem, as 18h, que pelas 16h td estará arranjado
-não percebo pq continuo sem água

percebo que dar informações erradas condiciona a vida das outras pessoas!!! não o façam, sff
tj

Quando tudo parece melhor...

Sá Pinto e Liedson promovem mais um bom filme no futebol. Não tinha noção que o ambiente no balneário do SCP estava tão bom... Resta salientar os 4 bons momentos desta reportagens (que não resisto não por aqui):



-Rui Patrício é mta bom... (eu sei que tb n é assim tão mau)
-Sá Pinto não nos desabitua... (tenho pena q saia pq estava a dar algum alento ao clube)
-Carlos Carvalhal têm uma reacção tramada na conferência... (calulo que ele valha mais que aquela lentidão)
-a jornalista teve sentido de humor sem saber (se calhar se soubesse não conseguiria)


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Manifesto Criacional

Letras, traços, formas, sons
Lápis, corda, gestos, tons

Tudo pára, sempre a correr
Contrários, paradoxos que nos fazem viver

Monstro que berra para se soltar
É a puta da arte que quer dominar
Então rebenta
Coragem, entra!
A preguiça é mãe de todos os vícios
As banhas no cérebro são disso resquícios

Mas o ócio é pai de toda a criação
É tempo que traz a maior fruição

E a cobardia não leva a errar
Leva a sair sem sequer tentar

Toca, escreve, desenha, faz merda
Não houve génio que criou sem perda

António Fontes
Cifa 09
Bom momento de inspiração

Clip João Só

Ontem fui gravar clip do A_Marte do João Só. Grande bala de dia. Não sei se foi entusiasmo de nunca ter feito uma coisa destas mas foi castiçar a brava. Gravámos entre o estúdio dos Ídolos (não faltou macacada) e o do Fama Show. Não vou falar do clip (em principios de Fevereiro sai e ponho aqui) mas deixo umas pérolas dos bastidores!! Fiquei bem espantado pelo bom ambiente que existiu durante a estafa toda, bem à imagem dos artistas! Respect


Até Já

"Em Nome do Pai"

Filme de Jim Sheridan. Não é baseado em factos verídicos, é mais que isso: uma descrição da história de uma família Irlandesa. Daniel Day-Lewis é Gery Conolon, o filho mais velho do núcleo que vai para Londres tentar ganhar a vida. O azar, a corrupção, a culpa e a revolta estão presentes. Grande Filme.

Ironias

Depois de tanta cabeçada verifica-se que:

Carlitos Tévez 2 - 1 Man. Utd.

Mourinho é o 5º melhor do mundo (entre 96 e 09)

tj

Pornografia jornalistica

Bem resumido, parece-me quase tudo bem do que aqui foi escrito. Não dá para ligar um telejornal sem sermos obrigados a imagens que não são produtivas para ninguem. São espectaculares (no sentido não positivo da palavra) mas não contribuem para muito... Acredito que os jornalistas não consigam ser imparciais (apesar de lhes ser estupidamente obrigado) muito menos numa altura destas mas as tantas é ofensa para as pessoas de lá e para as de cá. não é cinematografia isto, não é um cenário perfeito nem um guião de qualidade.

tj

Nova Lata

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

dia-a-dia: Inquéritos

Não percebo porque é que em todo o santo jornal on-line existe sempre, na barra lateral, um item de "inquérito". Para que é que aquilo serve?? É que não percebo mesmo. Deve ser para ocupar espaço ou para alguém ficar contente por votar em alguma coisa. Com sorte, se o resultado for favorável, o governo ainda o usa como "dados científicos"...
1
2
3
4
5
6 (este é só um sudokuzinho para entreter o leitor...)
7
Dava para continuar. Resta NÃO falar do conteúdo dos inquéritos...

tj

João Só

Amanha vou filmar o clip da música A_Marte do JoãoSó. Grande Malha!! Tive a sorte de conhecer o João há uma data de anos no Camtil. Fico contente pelo sucesso do arranque deste artista carismático prometedor (que me convidou simpáticamente para o clip), muito bem acompanhado pelos Abandonados. Fica aqui o primeiro single deles Meu_Bem!




Até Já

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estratégia. Credibilidade. Estratégia

Agora que se discute, mais uma vez, quem vai ser o líder do PSD surgem nomes a torto e a direito. Uns potencialmente bons, outros potencialmente fracos, outros potencialmente cansativos e, potencialmente, sem sucesso (ou não) apesar da credibilidade e "inquestionabilidade" enquanto pessoa. O próximo potencial.
Tenho pena que neste nesta altura da história a Credibilidade e a Coerência sejam tidas como virtudes e não como um dado adquirido, básico, implicito, óbvio, normativo apesar de não regrado (não me cansaria aqui de rotular com mais palavras). Entre jornais e conversas estas características não deveriam ser se quer mencionadas nem pensadas. Este descalabro, que poderia muito bem ser mencionado pelo Velho do Restelo paralelamente aos descobrimentos, é a nossa decadência e começa com a falta de exigência e falta de "querer" para passar a ser o usual, não incomodativo.
Dito isto, porque não arranjar alguma estratégia, bem pequenina, só para fazer saír as ideias bem claras? De maneira nenhuma aliar marketing a manipulação (pode existir esse risco mas, à partida, somos todos íntegros e verdadeiros) mas é que as tantas já farta a azelhice constante e a falta de senso! Dá para olhar para os últimos 5 anos e perceber por onde é o caminho??

"Sítio das coisas selvagens"


Estive uns meses chateado com o Cinema. "O sítio das coisas selvagens" aliava disponibilidade com horários com disposição com chuva com reconciliação.
Não é um grande filme, os 15 primeiros minutos chegam a ser massadores mas no desenrolar da história isso muda. A realização de Spike Jonze e de Tom Hanks leva qualquer adulto a abrir as portas da imaginação e a deixar-se invadir pelas figuras aterrorizadoras e simpáticas que contracenam com Max, a criança rei! Não tem uma grande história mas existe uma imensa evolução das personagens: mudanças de estado de espírito, de vontade de comunidade e dedicação, de sentido de pertença. Os dilemas da sobrevivência e da mentira, da saudade e da repulsa são constantes. É baseado no conto infantil de Maurice Sendak que, como tantos outros, fala de uma maneira agressiva daquilo que temos de aprender enquanto pequeninos.
Filme simpático e giro, mas só isso...

tj

Haiti e ténis

grande campanha de vários tenistas mundiais para angariação de fundos para o Haiti (sic). Os jogadores estavam todos de microfone, mt bom.


ate ja

futebolices que n interessam nd


ora nesta capa do jornal a Bola aparecem várias coisas curiosas:
-Sobre o Benfica não ha muito a dizer
-Liedson é de facto um grande ponta de lança brasileiro
-Braga joga bem a bola... tenho pena pela Académica que está a crescer
-"Falcão marcou com a mão" e ainda por cima festeja daquela maneira... espero, no fim do campeonato, ainda disfrutar do sabor da vingança no que toca a Cristian Rodriguez, Alvaro Pereira, Falcao. Não aguento!!

tj

domingo, 17 de janeiro de 2010

Há um ano

nestas andanças e arranques de blog tenho andado numas retrospectivas simpáticas até que encontrei esta pérola (um pouco narcisista, confesso) vinda directamente da Alemanha:


há um ano estava assim, com uma boa barba...
tj

C.R.L.

Sábado, dia 16, o clube de rugby onde jogo, o Cascais Rugby Linha, deslocou-se a Setúbal para um jogo muito difícil. Depois de quase 1 mês de natal parados, depois de 15 dias de treinos a meio gás, com grandes jogadores de fora por lesão, nenhum de nós esperava grande jogo. Confiámos apenas na vontade que caracteriza um jogador de rugby e entrámos em campo. Só nós conseguimos perceber o sentimento no final, o orgulho ferido da derrota pesada, o orgulho ferido da nossa má prestação. Não houve culpados individuais, houve uma equipa que não foi equipa, como outrora. Só a nós devemos isso, só a nós podemos pedir dividendos. Estamos e crédito e em débito, simultaneamente, para connosco.

Nessa mesma noite, depois do dia difícil, fui jantar com uns amigos. Entre cervejas e gargalhadas fui contando o que acontecera no encontro e explicando as mazelas. A reacção deles não variou (compreensivelmente) das outras que já tinham todos tido noutras alturas: a incredulidade apoderou-se dos presentes não encontrando justificação para o esforço físico e para, em certas alturas, o sofrimento.

É fácil de perceber que isto passa pela cabeça de quem não joga rugby. Mas tudo vale pelo momento de uma placagem, de uma entrada, de um lifting ou maule. A adrenalina é imensa e a vontade de entregar o que se tem à camisola excede o compreensível. Os narizes partidos, sobrolhos abertos, orelhas rasgadas, pés torcidos (para não falar de coisas mais graves) são completamente secundários. A solidariedade dentro de campo é ordem, a equipa é o sustento individual. "A cabeça é que manda" aprendi num dos primeiros treinos da minha vida (a 10 anos, precisamente) e a partir daí tem sido só construir, aprender, respeitar. É dificil perceber o que um jogador de rugby sente a não ser que se seja um. É difícil deixar de jogar rugby pelo que se vive. Que continue a ainda curta aventura do C.R.L. por tudo isto e por muito mais.

Até Já

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

nova imagem


hoje entre outras coisas, diverti-me a fazer o novo cabeçalho do Bar da Tenda. bom blog, agora com uma nova boa imagem

até já

Pilar Fragilidade

Como a fragilidade pode ser estrutura.
Em arquitectura estamos rotinados a ver no betão ou no aço o sustento de tudo o que cresce. Sem isto não se constroem fundações nem os pilares nem as vigas nem as lajes nem nada. São materiais brutos que não costumam ser agradáveis ao toque e só por vezes o são à vista. Mas é possível substituir a aridez da base pela fragilidade. Construir a partir da confiança na delicadeza e na subtileza não põe em risco o sucesso no objectivo último, no albergar as pessoas e tornar-se na segurança de uma vida. Não é preciso ser bruto como o betão. Basta ser delicado para ser o pilar de um fogo, de uma casa, de uma família.

Até Já

Eu 2010

Ontem comprei uma agenda e hoje começo este blog.
Há de ficar minimamente registado o "Miguel 2010" ou o "Mundo 2010" mas a principal motivação para arrancar com este projecto vai alem desta lembrança. A vontade primeira está em querer processar o que vejo a minha volta, não ser só um espectador passivo mas conseguir pensar sobre o assunto e, porque não, ter uma opiniao, humilde claro está, sobre o tema (?).
O título deste blog surge na sequência do primeiro. Estou-carda e agora Estou-ril. Fácil de perceber que se refere a minha posição geográfica permanente mas o conteúdo tambem mudará. Antes descrevia apenas a experiência de uma aventura e agora procurarei descrever o que não é aventura, o que é de hoje, o que é de agora, de Portugal ou daí. Texto, rabiscos, fotografias, músicas. Futebol, política, Deus, arquitectura, rugby, arte, cinema e mais. Escrevo-o para mim mas cheio de gosto na visita!

Até Já