terça-feira, 23 de março de 2010

CIFA 2010

Há um mês fui convidado para ser o director do CIFA. Curso Intensivo de Formação de Animadores não é pêra doce e o trabalho, apesar dos participantes serem já grandes, é bastante "Gerir" os animadores (que são os directores dos campos de Verão) não é fácil: são várias cabeças pensantes (e bem pensantes) com ideias muito fixas, por vezes contraditórias. Preparar cartas, enviar mails, verificar pagamentos, responder a telefonemas, automatizar respostas. No fim de tudo, tudo vale a pena. Aquela converseta a apanhar sol no nariz, aquele serão de sketch tao típico que foi sublime ou aquele novo jogo inventado este ano a bombar! Boas consolações pelo esforço engraçado. Volto daqui a uma semana, com histórias para contar, certamente!!
ate jaaacifa 09, última noite, a fazer de "Ezilabete"

domingo, 21 de março de 2010

Eixo do Mal

Está a dar o programa "Eixo do Mal" da SicN. Daniel Oliveira, Clara Ferreira Alves, Luis Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes são os comentadores convidados. Desde Bloquistas, a Socialistas, com uma pitada de Apoliticados e um travo de pseudo Social-Democratas este programa tem, estranhamente, longos anos de vida. Com este nome ou com outro, os intervenientes não mudam muito mas a qualidade é a mesma. Deve ser, ainda nos meus curtos anos de vida, dos piores programas de televisão que tenho visto por aí... Todos ganham o síndrome (de um partido que eu conheço) de serem donos da razão e de qualquer outra opinião ser para inferiorizar e matar. O nariz empinado, a possessão da sabedoria, a falta de humildade e a cretinice que se diz naquele programa transcende-me. E no fim, para piorar... parece que todos se acreditam influentes na opinião pública... De certo modo têm razão: estou a escrever mal dos mesmos. Parece que a mim influenciaram!
tj

"Transiberiano"


Brad Anderson, num filme com um elenco sem grandes estrelas mas com uma boa qualidade, Woody Harrelson e Emily Mortimer enquanto marido e mulher do casal principal, consegue fazer uma obra muito boa! Bem me tinha avisado a senhora do vídeo clube que o filme era bom...
Um ritmo simpático e muito bem controlado ao longo do tempo todo. Alturas, muito bem geridas, em que não se consegue respirar pela ansiedade e pelo sufoco sofrido pela Emily e pela ignorância de Woody. Grandes paisagens e uma fotografia simpática (principalmente dos planos do interior do comboio) este thriller propõe um tema fora das preocupações cliché de hoje em dia mas aborda um tema importante: droga e corrupção, tentação (parece que são as de sempre mas foge um pouco). Aconselho a ver! Não há de ficar na história mas não por muito. Boa película!!
tj

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do pai

Tirado do Chanatas"E agora cheguei ao ponto de não poder fazer nada se não tiver à minha volta uma boa confusão." - Federico Fellini

tj

Brutal

Tirado do Bar da Tenda

Viva às tardes desportivas
e às imperiais festivas.
Ao Tomás que as trás
e ao resultado que apraz.
tj

Lobos

Amanha, às 15h, no estádio universitário a derradeira batalha portuguesa: PORTUGAL vs Roménia! Não percam oportunidade de vir apoiar a nossa selecção, o apuramento para o mundial está aqui em jogo e já ninguem ver ter um mundial sem Lobos!!

1. FRANCISCO FERNANDES
2. JOÃO CORREIA (cap.)
3. THOMAS DA COSTA
4. CONRAD STICKLING
5. GONÇALO UVA
6. EDUARDO ACOSTA
7. VASCO UVA
8. JUAN SEVERINO
9. JOSÉ PINTO
10. PEDRO CABRAL
11. ANTÓNIO AGUILAR
12. DIOGO MATEUS
13. PEDRO SILVA
14. FREDERICO OLIVEIRA
15. JOE GARDENER

16. JOÃO JÚNIOR
17. BERNARDO DUARTE
18. TIAGO GIRÃO
19. SALVADOR PALHA
20. PEDRO LEAL
21. DUARTE CARDOSO PINTO
22. MIGUEL PORTELA

mais informações no site da federação ou no RugbyField! Quem não conseguir ir ao estádio pode ver na SportTv 2.
tj

Irmãos?

Separados à nascença? Rui Reininho e Paulo Garcia. Se a maquilhagem e o penteado fossem idênticos podiam ir fazer os exames um do outro...tj

CLIP JOÃO SÓ

Hoje é dia de festa!!! Já saiu o CLIP no qual participei a convite do próprio João Só (isto de ter amigos famosos dá nisto). O dia de trabalho foi uma grande risota e o bom ambiente que se vive neste conjunto musical transpareceu tanto para o vídeo como para as filmagens. Dia 19 de Janeiro, bem de manhã arrancou todo o processo e agora está cá fora! Vejam, e apreciem, mt bom!!!



Assim vale a pena andar na festa!! João, grande malha!!
tj

Greves e Sindicatos

As greves são uma chatice... são uma chatice para as pessoas em geral e para as empresas. Quando há greve fica todo o mundo orgulhoso e cheio de si por não estar a trabalhar sem pensar que isso pode ainda piorar a sua condição. Gritam-se palavras de ordem e exigem-se coisas sem sentido, pois neste momento só há um sentido: poupar para não acabar! E quando a empresa se tenta defender, usando, com boa ou má fé, das suas legítimas armas, cai o Carmo e a Trindade e diria ainda o Terreiro do Paço (ao invés dos tempos de Salgueiro Maia e dos direitos adquiridos ou do seguinte comunismo irracional). Fazer pressão para não haver greve não me parece ser grave mas calma, é uma empresa pública e as empresas públicas devem defender os interesses dos trabalhadores! Correcto, daí não se aumentarem salários e haver pressão para não acontecer a greve. Querem fazer greve? E quem é que a paga? Eu que não tenho nada a ver? E então esse sentimento, legítimo, de esquerda? Percebo a dificuldade mas não percebo este egoísmo.
tj

Henrique Raposo

I. Dos três candidatos à liderança do PSD, José Pedro Aguiar Branco é o candidato mais fraco. Porém, Aguiar Branco é autor da melhor frase, da melhor ideia de toda a campanha interna do PSD: "o PS deixou Portugal deixou nas mãos dos credores internacionais". E os factos não deixam dúvidas a este respeito. O "i" de hoje publica dados do Banco de Portugal que são assustadores: em 1996, a nossa dívida externa representava 10% do PIB. Em 2009, essa dívida representava 111%.
II. Continuar a ler aqui

este tipo é do caraças... mta bem!

Séries TV

Bem, que grande nostalgia e boas gargalhadas.

Knight Rider 1982-86
A-Team 1983-87
MacGyver 1980-90
Bawyatch 1989-99

Depois faltam umas menos antigas como "Asas no pés" ou "the Pretender" mas ficam as mais marcantes! É que fico mesmo mais bem disposto!!! e tu?
tj

Baywatch

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Achavam que me esquecia?! naaa. Grandes eram as esperas para as 7 da tarde para isto começar. Mal se ouviam os tambores da entrada era a correria para o sofá! Que clássico para acabar em grande!! assim valeu a pena ter uma infância televisiva!!
tj

"O corpo da mentira"

Mais um filme de Ridley Scott, este de 2008, salvo erro. Um enredo de espionagem que se desenrola, sobretudo, na Jordânia. É um filme com um ritmo alucinante, nem eu com 2 zyrtecs em cima adormeci, e chega a ser um esforço segui-lo com atenção. O tema é muito actual e os problemas que se põem, calculo, são os de hoje: espionagem à moda antiga com cara lavada, terrorismo, contra-informação, um ludibriar constante. A história propriamente dita não é grande espingarda e o desfecho é bastante previsível. Soube a pouco. Di Caprio e Crowe vão bastante bem, em geral. É daqueles que certamente ganharia em ser visto no cinema, com umas paisagens fantásticas e uma fotografia condizente, mas não sei se valeria o preço da melhoria. É um bom filme, mas não ficará para a história.
tj

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sporting

Desculpem mas não aguento... aos 5 mins, o sporting já perde por 1, já fez mil faltas, está a jogar com o pedro silva e com o abel nas laterais, com o caneira no centro, pereirinha na ala, saleiro lá a frente e o banco consta dos seguintes elementos: tiago, nuno reis, cedric soares hélder postiga etc. meus... eu estou pelo sporting mas vcs têm que ajudar... Vá lá SCP, ainda falta um jogo inteiro, genica nisso!

BENFICA!!!

Não ficava tão nervoso com o meu glorioso ha muito tempo!! Grande joga! Nem os franceses, nems os arbitros nem nada nos param!!! CARREGA BENFICA!!!

Henrique Raposo

I. O sindicalismo português - provavelmente o mais retrógrado da Europa - é uma máquina de criar ficções. Os nossos sindicalistas conseguem viver no reino fantasioso dos "direitos adquiridos", sem prestar a mínimo atenção à realidade internacional e à realidade de Portugal. Os factos continuam reaccionários para este gente que não quer sair de 1976.
II. Quando se ouve as declarações dos sindicatos, seja dos pilotos da TAP, seja da função pública em geral, a primeira reacção é esta: "mas onde é que esta gente pensa que vive? Na lua?". Fazem declarações e exigências como se não estivessem aqui e agora, no Portugal de 2010. Vivem na terra mágica dos "direitos adquiridos", esse lugar mágico que está acima do bem e do mal.
III. Continuar a ler aqui

Trocaste-te



Quando vi isto ontem achava que tinha sido o jornal a gozar mas pelos vistos aconteceu mesmo... espreitar aqui. Se lerem a noticia até ao fim (va la, n é muito grande), só um apontamento: porque é que não se assume o erro e se pede desculpa apenas? porque tentar arranjar uma desculpa qualquer no fim? grrrr..

prémios e pagamentos

Para alguem ganhar um prémio é preciso dinheiro. Dinheiro esse que sai do bolso de outro alguem ou alguens (ouvi dizer que essas quantias que alguens pagam eram impostas pelo governo). Quem paga o prémio acima falado sou eu! Quem me garante que o prémio é merecido? Quem me garante que o prémio não é avulso e é justo? Também por isto não votei no JS. Fácil fácil...
Quando não se cobram serviços não há dinheiro (nem para tapar buraco) e às tantas pode deixar de haver serviço ou... esse serviço entra na categoria de prémio, mas não para uma pessoa, para uma região. Quem paga esse prémio a determinada região? Eu, que não sou de lá.

Apertar o cinto:
de bmw para vw
de 30 seguranças para 10
de comitivas de 80 pessoas para 30
de almoços grátis para croquete grátis
de cheques dentista para emprego
de SCUT para A-E
de peque para PEC
de oferta das viagens à maria de medeiros para comparticipação
de estado que tudo oferece para estado que tudo parcialmente disponibiliza
de JS para outro
de mentira para sinceridade

tudo somado pode não ser muito mas estou certo que daria para pelo menos para alguns salários mínimos
tj

Limpar Portugal


Bela iniciativa deste original grupo! Arrancou há uns poucos anos pela mão, ou pelo pé, de uns amantes dos desportos motorizados TT. Constantemente reparavam no lixo perdido pela natureza e isso incomodava-os. Mãos à obra e cerca de 3 anos depois, mais de 100.000 voltntários para limpar Portugal. A iniciativa vai alem da própria acção, é uma chamada de atenção para a sociedade para questões ecológicas e até de boa educação, porque nunca se atira lixo para o chão, certo?!! para quem ainda quiser, fica aqui o link, é sábado!
tj

McGyver

Assim é difícil não acordar bem disposto!



McGyver em grande, transforma uma aspirina numa bomba numa piscadela de olhos! fantástico!!
tj

quarta-feira, 17 de março de 2010

hinos

já que estamos numa de hinos!!!



grande som! grande video!!

Hino A.Sul 2010

Este é o hino do mundial na A. Sul! K'naan e é da Somália!



tj

2 meses



"Parabens a mim, parabens a mim, parabens a mim, muitos anos de vida!!"
o meu blog, no passado domingo cantou isto! Fez 2 meses de vida, tão querido, não é?!
E já contou com 3300 visitas (a sério malta... andam a perder o vosso tempo!!)
obrigado obrigado
Até já

Lei da Rolha


Bem, não é nova esta lei. E se em alguns partidos ela não é oficial, existe, sem dúvida, às escondidas.
No congresso do passado sábado, Pedro Santana Lopes propôs a lei da rolha, que ninguém seja dissonante da direcção do partido a partir de 60 dias antes de actos eleitorais. Acredito que tenha sido proposta com intenção de melhorar o partido que muito se tem vindo a subdividir ao longo dos tempos mas será que o fará?!
Não me parece uma lei brilhante não só porque nos colamos a todos os outros partidos (que andam todos bem ordenadinhos) mas porque divide cada militante. É mais importante permanecer dentro do partido ou dar a minha opinião e ser expulso? Não me parece brilhante porque limita a liberdade, nestes termos (bem sabemos que o partido é como um "Clube", que se rege pelas suas leis). Não me parece brilhante, nesta altura da conjuntura que anda tudo com medo pela liberdade de expressão. Não me parece brilhante porque vai contra a imagem (acredito que seja boa) que o partido tem transmitido nos últimos vários anos: a da pluralidade.
Todos os candidatos a líder votariam contra se tivessem oportunidade. Todos se manifestaram contra ela (até Pedro Passos Coelho). Não dirá isto alguma coisa?
Deixo aqui mais uma opinião interessante, apesar de não concordar com ela na íntegra, só porque sou um tipo plural.
tj

Zona Euro

A malta que não se ponha na linha que não é preciso... Há quem defenda a saída da zona euro, permite flutuações do valor da moeda mas ao mesmo tempo, estar integrado dá uma segurança, dá um contexto, dá um modelo a seguir. A malta que não se ponha na linha que não é preciso...
tj

PRIMO

Rádio Comercial pode ser adorada ou detestada pela sua música. É comercial, boa... Mas é de ressalvar que tem uns bons programas de conversas. Nada e muito sério, nada de coisas com pretensões de ser o que não é. PRIMO é um desses programas. deixo aqui o link para ver ou ouvir que é um bom entertainment para quando se está a fazer qualquer outra coisa...

Radio Comercial, PRIMO com Nilton

tj

velhos amigos



fritaram a batata... Agassi e Sampras sempre foram bons amigos mas aqui fritaram!

Fé e Justiça

E que grande iniciativa do Cupav, do Pe. Miguel e dos animadores. Grande trabalheira para que tudo corresse bem e no fim, tudo correu bem!
Abriu o dia o anfitrião, acompanhado pela Joana Carneiro, pelo Ricardo Araújo Pereira e pelo Pe. Tolentino. Pode ser contra-sensual mas acho que o dia começou ao contrário pois este foi, a meu ver, O momento do dia!
Não conhecia a Joana Carneiro mas a minha irmã, que de pé partido se sentava ao meu lado, mal vislumbrou a maestrina soltou um comentário apreciativo "Esta Joana é uma croma" (no bom sentido)! E quando começou a falar, a plateia composta por cerca de 600 pessoas, das quais muitas universitárias, rendeu-se aos seus encantos, parecia que falava com um amigo, a oradora, na intimidade e no conforto da confiança. Falou da solidão intrínseca dos músicos e em como se ajudava nos momentos difíceis. Falou da sua profissão que é "tocar a orquestra" e nos desafios que se lhe apresentam por ter uma posição de destaque no conjunto. Foi absolutamente formidável. Em seguida falou o Ricardo Araújo Pereira. Começou com um tom sério, como se impunha mas não deixou de soltar uma ou outra graça que todos pôs a descoberto. Explicou como a sua profissão assenta em tudo o que há de mal na sociedade mas disse-o com uma clareza tal e com uma normalidade que, às tantas, parecia vulgar. Recriminou-se por não ser o Sal da terra mas por oposição confessou-se orgulhoso de ser os coentros ou os oregãos da terra (quando tudo está mal, acrescenta-se um pouco destas ervas e passa...). Muito eloquente, cheio de citações e de opiniões fundadas, assumiu que, apesar de ateu, andou em várias escolas religiosas mas que suporta muito bem os Padres que conheceu ao longo da vida. Não suporta é os "padrecas"... muito bom. Por fim, e para acabar e grande, o padre Tolentino falou de comunidade e individualidade. Talvez não fossem novos os pensamentos mas foram incisivos. Não somos independentes dos outros e existe a necessidade de vermos o mundo à nossa volta, não apenas olhar! Com muitos paralelismos bíblicos, com palavras simples, à imagem do próprio. Poderia continuar a escrever mas seria de menos e não seria justo para os oradores
Na tertúlia da manhã, assisti à Ana Barata (centro social da Musgueira), ao Anacoreta Correia (advogado e filiado no CDS) e ao Martim Avillez (director do i). Discurso muitíssimo interessante da parte de todos, principalmente dos últimos 2. Ana Barata falou do seu exemplo prático no programa da Alta de Lx. Como o Estado e a Sociedade Civil se juntam na batalha diária mas também como o primeiro se opõe, com burocracias, ineficiências e etc, à realização de vários projecto fulcrais. Anacoreta Correia falou da estrutura do Estado e da Sociedade Civil e concluiu que a fusão destes dois acontece, por excelência nos partidos políticos. Consensual ou não, levantou algumas questões adormecidas e despoletou a atenção para a desresponsabilização da Sociedade civil (nossa). Quando questionado sobre os pequenos resultados que o seu trabalho no seu partido oferece e sobre a motivação à filiação que tal exemplo pode dar, respondeu "Sei bem em que partido não estão inscritos. E que resultado traz isso??". Por fim, Martim Avillez, meio despenteado e de calças de ganga pôs toda a gente à vontade com a humildade com que falava. Falou sobre os iogurtes de avelã que não existem no mercado e sobre os sabores que existem e consequente escolha do consumidor (fazer fácil paralelismo). Mais uma responsabilização da Sociedade Civil em se informar, em comprar jornais e em ler, em querer saber. Falou-se de capas apelativas de jornais e sobre o negócio que é e por oposição do papel dos mesmos no estímulo intelectual do povo leitor. A luta comercial, a luta de conteúdos.
O almoço foi muito agradável, bacalhauzito com grão e tomate e uns grelos do melhor!
À tarde, a proposta foi a Educação. Um painel que se complementava na perfeição. Luisa Norton, psicologa falou dos temas interiores e sobre tudo do limite de acção, da importância de negar vontades e estabelecer regras. Sublinhou que tempo de qualidade não é necessáriamente tempo aprazível e que o amor, por vezes, surge em forma de "não". Deu um toque feminino, de mãe, de psicologa, obviamente disperta para os temas interiores e psicológicos. O judoca Nuno Delgado expos a importância do desporto na educação e nos valores que estas actividades extra podem oferecer. Explicou como gere as suas aulas de judo e o que quer transmitir com elas. Não é para saírem lutadores geniais mas sim lutadores nas suas vidas, com vontade de maior alcance (estou a por a coisa em termos foleiros para ser + fácil perceber). Por fim, o professor Nuno Archer deu uma visão global da escola e dos intervenientes na educação de uma criança. Levantaram-se problemas com o Estado, com as famílias, com os próprios alunos. Cheio de energia, deu gosto olhar para este professor orgulhoso da sua profissão e realizado com ela. Este painel complementou-se bastante bem.
Para acabar o dia, todos os 600 juntos de novo, o padre Carlos Caneiro, o Jacinto Lucas Pires e o Tiago Forjaz falaram. O padre Carlos Carneiro, com a sua tão própria e apaixonada maneira de falar tocou em mil metáforas no sentido de explicar Deus na sua vida. Confesso que nesta altura o almoço pesava-me nos olhos... Jacinto Lucas Pires transformou-nos todos em Winnie the Pooh, com vontade de ser tigres mas sem riscas. A solução para passar a ser tigre com riscas era apenas querer. O que é que se extrai daqui? Por fim, Tiago Forjaz falou da marca da Língua Portuguesa, não de Portugal. Com um powepoint muito à consultor, foi o que menos me impressionou mas apesar de tudo, com uma mensagem interessante, que não divergiu de todo o encontro.

Correu bem e acho que o objectivo foi alcançado: desenhar o futuro.

Esquadrão Classe-A

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Quem não se lembra de ir a correr para a frente da tvi quando faltava pouco tempo para começar a Hora do Recreio, com estes grandes clássicos? Assim vale a pena andar na festa...

tj

sábado, 13 de março de 2010

cenas soltas

é 01h da manhã. o dia já vai longo e foi sobre tudo investido no Camtil, essa associação de campos de férias. Cifa é o projecto que se segue e não dá tréguas: cabeças pensantes de 17 anos sequiosas de relacção e de descoberta de Deus. Hoje prepararam-se e enviaram-se cartas para todos os participantes aceites, fizeram-se (só o número suficiente para não ser só 1) telefonemas a dar a triste nova de que não haviam entrado, prepararam-se coisas, queimaram-se pestanas. Eu sou só director de campos e nem quero imaginar o que "sofe" quem faça parte da direcção do movimento. Às vezes custa-me tanto que fico perto de me sentir enganado mas depois reparo no que isto pode ajudar a construir a sociedade, nos bons resultados que aqui pode ter, na minha missão aqui e volto atrás. Chego a ficar contente, a sentir-me honrado e orgulhoso por fazer parte disto.
Amanha é o Fé e Justiça. Essa grande iniciativa potenciada pelo CUPAV. Educação e Estado/Justiça social. Era um bocado óbvio o que iria escolher e espero com isto conseguir evoluir naquilo a que me proponho. Para breve postarei apontamentos interessantes que conseguir apanhar amanha. (q confusão de tempos verbais...)
Domingo retomo as questões do Cifa. Carta para animadores a expor o que já se tem vindo a pensar para este projecto. Falar ao telefone, organizar, montar, ser ajudado depois de pedir, ser humilde. Tomar consciência da minha falta de inexperiência e não me esquecer de a oferecer a quem a quiser.
Acredito mesmo nisto e esforço-me como consigo para levar esta simplicidade a todo o lado.

tj

sexta-feira, 12 de março de 2010

PSD e vão 4!

Ainda não tinha comentado esta 4 candidatura à liderança do PSD. Castanheira Barros apresenta-se com "espírito de vitória" e nas suas primeiras opiniões declara algo que é bastante interessante: se ele for eleito líder do PSD apresentará outro candidato a PM. Já tinha pensado ao de leve sobre o assunto e a conclusão a que cheguei foi que isto mostra alguma sensatez e humildade. O cargo de líder de um partido já deve ser trabalhoso só por si, conseguir conjugar inumeras cabeças pensantes e teimosas é, à partida, complicado e ainda para mais quando se acumula o cargo de PM, com um país "às costas" e toda a responsabilidade inerente. Esta atitude podia ser bastante boa e, de certo modo, abrir um novo paradigma na política contudo, nesta altura, assumir esta posição é péssima ideia. No ano passado houve 3 eleições em Portugal e vão acontecer agora eleições no PSD. A malta está um bocado cansada de trocas e baldrocas e quanto mais simples for o processo melhor. Estar a eleger um líder sem saber quem apresentaria para se candidatar a PM parece-me pouco sensato. É advogado e emerge de fora do partido. Não é da "maquina" e isso pode ser uma mais valia mas para essa benesse já temos o Paulo Rangel...
Dia 26 de Março veremos...
tj

iPad

Nem tudo corre tão bem como seria de esperar. iPad ganhou o prémio de fiasco do ano 2010. espreitar aqui e aqui

Continua a Greve

Os pilotos da TAP vão mesmo entrar em greve. Esta brincadeira vai custar à empresa cerca de 30 milhões de euros (cálculo que sejam € que não entram e não € que saem). Que utilidade é que estes 30 milhões poderiam ter? Podiam-se destinar a salários, p. ex. Quem vai tapar este buraco? o contribuinte...

tj

Inquérito

Acerca do questionário do Fernando Alvim:

Milagre do ano: Portugal no mundial
Obcessão do ano: Farmville
Casal do ano: Liedson e Sá Pinto
Rapidinha do ano: Moniz no SLB
Transferência do ano: Abel Xavier para o Islão

tj

Verão?!


Chegou para ficar? Já tinha saudades de um céu azul e de uns raios de sol...

Michael Knight e KITT

Assim é difícil não acordar bem disposto!!




UI, que grande clássico das infâncias das crianças deste 1982!! Cheio de estilo, cheio de design e de charme o Michael Knight e o KITT na eterna luta contra o mal. Sempre me questionei... O Michael tinha sempre os casos e o KITT nunca arranjava uma carrinha, ao estilo Herbie. Independentemente disso, estive aqui num momento nostalgico, é muito bom ir rever uns episodios...

A nova rubrica é sobre bandas sonoras das series da minha/nossa infância! parece-vos bem?
tj

quarta-feira, 10 de março de 2010

Consequência

Ontem tive uma conversa que me irritou um bocado. Lembrei-me disto que escrevi quando estava na Alemanha, há mais de um ano atrás. Começa pela afirmação da necessidade de coerência entre o que se acredita e o que se faz e a partir daqui chega-se ao bom "porto". Julgamentos precipitados (nos quais por vezes também caio), injustiças pela falta de factos, acusações infundadas, amor à camisola, empenho, etc.

Na obra Os Maias, Maria Eduarda acusa o Carlos da Maia de não ser consequente: "se unisse aquilo que sente àquilo que faz já me teria beijado.".
Quando li esta obra do Eça, tal passagem ficou-me na memória. Ser uma pessoa consequente, unir, até que mais não seja possível, as minhas convicções e ideais às minhas acções. Ser coerente na vida. Não é certamente de agora este pensamento mas talvez agora seja, de facto, a maior prova nesta meta quotidiana. Passaram quase 3 meses de desafios superados ou falhados, de expectativas preenchidas ou defraudadas. Estabeleci metas a alcançar e agora reparo na falta de humildade que tive, tanto para cima como para baixo, em algumas: ambição a mais ou a menos. Aquando disto tudo, muito mudava no Mundo- EUA, Bombaim- e noutra escala, se calhar mais próxima, em Portugal- o banco, a desonestidade e pequenez. É-me difícil perceber a falta de estima que existe pelas pessoas. Fico desiludido com este cenário, fico com aquele sentimento verde de querer mudar o mundo, fico desiludido por ser só um e por ter consciência dos meus limites. Podia-me empatar e desiludir a mim próprio mas em vez disso... Sou consequente e se nenhuma outra motivação pessoal existir para isto que seja então por patriotismo, para fazer evoluir os meus iguais. Tenho consciência dos meus limites mas em vez de encarar como uma fraqueza, encaro como uma fortaleza: eu tenho alcance! e que melhor educação que o exemplo?
É sabido que, apesar de tudo, sou português de gema. Quero produzir em Portugal (sem ser aqui teimoso) porque confio em mim e na minha coerência, em mim e no meu trabalho, em mim e no meu exemplo. Sei que vai ser bom, que vamos evoluir e vou ser também responsável por isso. É assim que eu vou mudar o mundo.
ate já

teria todo o gosto em conversar sobre mais do que estes assuntos!
tj

"Mulheres Perfeitas"


É, certamente, dos piores filmes que tenho visto por aí... Nicole Kidman é uma grande actriz mas muitas vezes se pautou por não escolher bem o caminho da sua carreira e este filme é mais uma confirmação disso. Calculo eu que seja uma crítica à sociedade sedenta de escandalo, por um lado e por outro lado, mecanizada e correspondente à vida robotizada. Uma história com sumo de menos, que enjoa so de se ver e mesmo o fim é abrupto. Não vão ver que não vale muito a pena...
tj

Texas e a esquerda


Isto vai ser o Texas nas presidênciais.
Manuel Alegre
Fernando Nobre
Candidato do PCP
Eventual candidato do PS

«O PCP vai participar de uma forma autónoma, visando a valorização do Presidente da República no seu papel de defesa da Constituição da República e procurando impedir que a direita consiga uma vitória neste importante cargo institucional».
Pode-se concluir que o PCP acha que a direita não defende a Constituição da República...

tj

1.1 M

Ikea vai investir 1,1 mil milhões de euros até 2015, em Portugal! YEI!
Hoje à noite temos o JS a vangloriar-se deste feito. Não me espanta, lembro-me de, ha uns poucos anos, ouvir uma noticia sobre isto e sobre as isenções e benefícios fiscais que o governo concederia ao grupo. A sério que não é por mal...
tj

"Sócrates e os Pacóvios"

Escreve muito bem este colunista/blogueiro. Henrique Raposo

OCDE

Parece que a OCDE aplaudiu as medidas de consolidação orçamentais. Bravo, está-se a evoluir nas medidas, mesmo que vá contra convicções (e ainda bem). Bravo, depois de JS riscar projectos alucinantes e de aumentar impostos, tal como MFL dizia, também eu. Se calhar pode-se dizer que o Miguel Alvim é um tipo bestial porque também faria assim... Ao menos estamos mais "seguros" assim.
Só é pena que na sigla não haja um "P" no final: OCDEP, Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento Político
tj

TAP e Greve

O presidente da TAP considerou hoje que as greves «são algo do século passado»

A greve que era o instrumento último nas conversações tornou-se o primeiro meio. "Há alguma coisa com a qual não concordamos? GREVE!!" Tudo é pretexto para greve, a toda a hora. Acredito que uma empresa ter os seus funcionários em greve dá um bom prejuízo. Tanto para a empresa como para os seus trabalhadores pq em vez de estar a entrar dinheiro para pagar mais salários, está-se a perder! Só se pode deduzir daqui que devia haver multas para a gratuitidade nas greves!



"Se quiseres faz greve, mas pagas-me as horas que deverias estar a trabalhar!" que tal?!

5 - 0

até estou a estranhar não haver nenhuma capa de desportivos com o titúlo "Porto leva chapada de mão cheia!!". O meu benfiquismo está tão em alta, está a tomar tanta posse de mim mesmo que até já fico contente com a desgraça do FCP, ontem a noite. Bem sei que é uma equipa portuguesa e que devemos torcer e tudo mas seria desonesto se dissesse que não fiquei contente. eheheh, seja o início do descalabro!! (parece que o sporting transferiu a crise para o norte!)
sim, eu sei que não é bonito ser-se assim!

PS: não quero que o FCP ganhe nas competições europeias pq estas dão muito dinheiro. a Champions da muito mais que a Uefa e cm benfiquista não quero q os azuilitos ganhem e se fortaleçam.

tj

Música Popular Portuguesa

e assim termina mais uma rubrica de música, desta feita, popular portuguesa! arrancamos com uns clássicos e evoluimos para uns artistas mais jovens

Marco Paulo
Ágata
Tony Carreira
Excesso

Partimos da individualidade e chegámos ao colectivo, abordámos várias maneiras diferentes de ver a música. Encontrámos muitos outros artistas (mónica sintra, romana, mikael, quim, etc) mas de certo que não ficarão ofendidos por não terem entrado.
cumprimentos a todos e a você, ai em casa ou no trabalho, um grande abraço
tj

Excesso

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Bem, isto é uma daquelas pérolas esquecidas! que nível, assim vale a pena andar na música!! "Não sei viver sem ti" adoro aquelas vozes intensas e sofridas a falar pelo meio da música, a subida do tom para dar mais emoção, ser uma boysband, os oculos, o estilo, tudo!! que bom...

(Gonzo)
Querida/pensei que fosse mais facil contigo longe/afinal/dói muito mais a tua ausência/e que a indiferença da tua presença/por isso peço-te/volta

(Carlos)
Sais-te a correr/nos meus olhos ficou a chover/e o sol parou de brilhar/e o vento de soprar

(Duck)
Um coração que fingiu/afinal foi o teu que partiu/com a minha ternura/foi para ti uma aventura

(Joao Portugal)
Não quero pensar que nao esteja a sonhar/não quero saber se é humilhante dizer/só, te peço/volta pra mim/não aceito que chegou o fim

(Carlos)
Ainda sonhei/mas em vão porque logo acordei/estou tão revoltado/sinto que fui enganado

(Gonzo)
Fui parvo em acreditar/que a saudade iria ganhar/fico à espera/que um dia possas voltar

(Carlos)
Se o céu conseguisse/que uma porta se abrisse/se o vento soprasse/e eu depois te encontrasse/quero apenas/uma explicação/porque deixaste o meu coração?

(Gonzo)
Não sei onde isto vai dar/eu sei que errei/vai ter que me perdoar/sabes só te peço/volta pra mim/pois eu não aceito/que chegou o fim

Não sei viver sem ti/não vou esquecer o que vivi/o que disseste, o que quiseste/foi apenas brincar sem saber que o amar/não é assim em vão/quebra-se logo o coração/onde é que errei?/
o que é que nao dei?/pra ver de repente que estás longe, indiferente.


terça-feira, 9 de março de 2010

Skunk Anansie

Skunk Anansie confirmados no Optimus!! aqui

Comissão de Ética

Por favor, alguém me explique para que é que serve esta comissão de ética!!!
Por favor, alguém me explique porque é que esta comissão é tão demorada!!!
Por favor, alguém me explique que consequências é que JS vai sofrer!!!
Por favor, desculpem se não escrevo mais sobre o assunto mas começa a ser difícil, é que estou sempre a escrever a mm coisa por palavras diferentes...

«Foi claramente delineado um plano»

Dá para alguém dizer isto mais preto no branco?! Quão mais esplicito, claro, evidente dá para ser?!
JS está se a tornar num Berllusconi. E continua tudo a manifestar-se pelos salários, que não podem subir nunca. Que tal se a malta se irritasse com isto em vez? aqui sim, dá para mudar!!

tj

Lutas esquerdistas

Sou só eu que acho isto cretino? Os anúncios da SuperBock Stout podem não ser grande coisa (e a meu ver estão muitos furos abaixo daquilo que têm vindo a fazer) mas às tantas, usar o Dia da Mulher para fazer petições "sexistas" é demais. Admito que o anuncio seja mau. Admito que se usa a sexualidade (que eu acho mal) para publicitar. Admito que os homens são básicos a esse ponto mas não percebo qual é o objectivo disto.
Estive para não escrever nada sobre o assunto porque acho que chega a ser uma ofensa à sociedade (e às mulheres, apesar de não gostar de falar das mulheres assim, nestes termos, quase como "estrato social", bom ou mau) este género de iniciativas mas so ponho isto aqui porque cada vez mais acho que a esquerda a sério é apenas de protesto e para pouco mais serve, já nem para manter o equilíbrio.

tj

PEC


mt bom, tirado daqui

PEC

Não percebo nada de economia mas acredito ter algumas noções políticas e, acima de tudo pauto-me pela coerência (se quiserem esclarecimentos teria todo o gosto em dá-los, s!). Já o nosso PM e seu seguro de vida (Teixeira do Santos) parecem não perceber se quer daquilo que eu, mais ou menos, vou captando. Ora, no ano passado, tivemos uma campanha eleitoral com estes dois grandes chavões, entre outros:
-TGV para estimular a economia e criar riqueza e conexão com a Europa, absolutamente fundamental para o desenvolvimento do país
-Não aumento dos impostos (durante esta legislatura, salvo erro)

Uns meses depois o que se vê é, na apresentação do PEC, o adiamento de uma das linhas do TGV e a redução das deduções dos impostos. Pergunto-me eu: isto não é contraditório?! Das duas uma: ou JS fez uma campanha sincera e não percebe nada de economia e tem a vista bastante curta (e aluada) ou fez uma campanha desonesta a prometer aquilo que sabia não ser possível e percebe de economia. A avaliar pelas medidas apresentadas ontem, a 2ª opção é a mais próxima da realidade mas de qualquer maneira, nenhuma é digna de um PM. Então o homem já sabe o que se aproxima e promete o contrário? Faz lembrar os tais 150.000 mil empregos públicos que ia criar ha 5 anos isto... E então o que é que vai acontecer a este país sem os "investimentos absolutamente fundamentais para o seu desenvolvimento"? Vamos cair em desgraça ou esses investimentos não são assim tão fundamentais? Enfim, por um lado podemos acusar o PM de incoerência mas por outro lado não podemos, uma vez que tem vindo sempre a seguir a mesma linha de acção: a incoerência (bonito jogo de palavras). Já nem se pode dizer que teve coragem de voltar atrás na sua palavra, para o bem de Portugal, porque, de certo, sabia que o ia fazer e porque põe em causa a sua linha de pensamento (investimento público sinónimo de retoma). Resta ainda dar o toque no aumento abaixo da inflação/congelamento dos salários dos funcionários públicos ou das empresas públicas. Já várias personalidade confessaram acreditarem que é insuficiente, que é preciso cortar nominalmente. Não percebo muito destes números mas às tantas tendo a acreditar mais nas várias oposições (partidárias, sociais, bom-sensiais, etc) que no governo.

É de salientar que o PSD sempre se debateu contra qualquer linha de TGV e sempre defendeu o aumento, se necessário, dos impostos (ou redução de deduções). Mais uma vitória política da MFL. Não me venham agora com greves uma vez que quem o pôs no poder há mais de 5 anos foi Portugal.

Mais comentários, de quem de direito aqui, aqui e aqui.

Recebido no Miguel SF
tj

Tony Carreira

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Só conheço bem esta música mas vou por aqui só alguns títulos deste grande ShowMan

"Esta falta de ti"
"Não desisto de ti"
"Este sabor a ti"
"Vou viver sem ti"
"Eras tu a metade de mim"
"Minha vida es tu"
"Tu levaste minha vida"

bem... obeceçãopor Ti/Tu ?! contradição de sentimentos? Tony... vá lá meu! já agr, muda esse penteado que a era Paulo Bento já acabou...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar

Melhor Filme Estado de Guerra
Melhor Realizador Kathryn Bigelow com Estado de Guerra
Melhor Actor Jeff Bridges
Melhor Actriz Sandra Bullock
Melhor Actor Secundário Christoph Waltz
Melhor Acrtiz Secundária Mo'Nique
Melhor Argumento Adaptado Precious
Melhor Argumento Original Estado de Guerra
Melhor Banda Sonora Up
Melhor Fotografia Avatar
Melhor Guarda roupa The Young Victoria
Melhor Filme Animado Up - Altamente
Melhor Caracterização Star Trek
Melhor Efeitos Especiais Avatar
Melhor Direcção Artística Avatar
Melhor edição de Som Estado de Guerra
Melhor Mistura de Som Estado de Guerra
Melhor Montagem Estado de Guerra

Cheira-me a baile
Estado de Guerra 6
Avatar 3
espreitar aqui
tj

Ágata

Assim é dificil não acordar bem disposto!!



Absolutamente notável esta música!!!



outra grande pérola! Eu tenho cá para mim que esta mulher canta a vida dela, observa-a com atenção e depois culmina com uma canção de qualidade!! assim vale a pena andar na festa! Grande Ágata, de uma familia de artistas (sua sobrinha Romana tb canta, está no sangue) nunca perdeu tempo nem objectividade com grandes músicas como "abandonada", "abençoada", "Sozinha", etc. Espero que gostem

tj

sábado, 6 de março de 2010

Futebolices

Treinadores da época 10/11

Benfica Jorge Jesus
Porto Domingos Paciência
Sporting André Villas-Boas
Braga Manuel José

É o meu prognóstico, já com algumas certezas, e felizes, diga-se. Villas-Boas sucede a Carlos Carvalhal, O JJ tb não deve saír do SLB. bom de ver que devem ser todos portugueses (desculpem o proteccionismo contra corrente) e que ficam todos mais fortes assim. Benfica com continuidade, Porto com treinador ambicioso e da casa, Sporting com um treinador minucioso e de nova geração, Braga com um treinador com pulso que sabe as manhas todas e que quer afundar o FCP e o SLB.
Será?! aposto que sim...

tj

Marco Paulo

Assim é difícil não acordar bem disposto!





Bem, faltava aqui uma rúbrica destas! haaa já estou mais bem disposto ainda! ora pois bem, segue aqui o grande, o imenso Marco Paulo. Parecendo que não, este senhor é um marco (evitem a piada fácil) na música popular portuguesa. Salvo erro, sofreu de cancro mas conseguiu ultrapassa-lo! Perdeu os seus grandiosos caracóis mas nunca o seu toque. Não resisti e pus duas obras. "Ninguem Ninguem" e "Maravilhoso Coração", grandes pérolas. Quem conseguir decifrar a letra do "ninguem ninguem" ganha um café comigo e mais histórias sobre este grande artista da praça portuguesa (ED, tu não contas)

tj

João Delicado, sj

Tão perto e tão longe

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Agir por dever, em certas circunstâncias, é a única solução. Mas não se pode viver uma vida inteira a agir por dever. Para que o dever seja bem cumprido, tem que ser feito com coração.


Se fosses uma máquina, poderias limitar-te a ser eficiente. Eu medir-te-ia pela tua produtividade e tu serias feliz na medida em que fosses útil. Mas agir apenas por dever, acaba por secar a alma. E a alma seca torna-se ressentida. E a alma ressentida endurece o coração.


De repente, podes tornar-te uma pessoa irrepreensível mas cuja atenção está posta em repreender os outros porque não são como tu. O mais assustador disto é que é possível levar toda uma vida de rectidão mas de costas voltadas para Mim. Por fora, tão perto de Mim e, por dentro, tão longe do meu Coração!


Um abraço deste Pai que te ama


Este texto e muitos outros, aqui

Fins e meios

Está tudo explicado...
Cerca de 63 por cento dos portugueses toleram a corrupção desde que produza efeitos benéficos para a população em geral
Cumprir a lei e ser injusto ou não cumprir a lei e ser justo?! É a dúvida que se me assola várias vezes, na minha vida, se substituirmos o conceito Lei por correcção. Não é óbvia a resposta. Quando se muda de escala e se passa a falar de governantes, esta questão não se deveria por!! O parlamento tem o poder de legislar (que é muitissimo pesado) e se ser justo e imparcial vai contra a lei, então algo tem que se rever. Atenção, cuidado, que não devemos confundir este dilema (e a disposição de mudança) com o que verificamos, que é corrupção "robin dos bosques" com contrapartidas interessantes (quer monetárias, quer mediáticas) e descaramento gigante em roubar. Os fins não podem explicar qualquer meio e se tudo aquilo a que temos assistido continuar a passar sem revolta interior de cada pessoa, então temos uma crise muito pior que a Política, temos uma crise pessoal, na sociedade.
Não se sentem com atacados por tudo a que temos vindo a assistir?! porra
tj

Tramaram-no ou tramou-se?!

Marinho Pinto deve querer adquirir o mesmo estatuto que Alberto João Jardim. Sempre a disparar contra tudo e contra todos... A diferença é que o presidente da Madeira já leva muitos anos de prática e muita obra (visível) feita. Mas isso não interessa nada.
Marinho Pinto, desta vez, pôs-se ao lado de JS e declara que a "justiça quer derrubar o PM". Tudo o que tem sido desenvolvido, no âmbito destas várias investigações, tem agenda política e a única pessoa que não a tem (seja la o que isso for) é Pinto Monteiro, o PGR. Quando Alberto João fala, a Madeira ouve e poucos outros portugueses também. Quando Marinho Pinto fala... quem ouve?!
Mas será que é a justiça que quer derrubar o PM (a meu ver legitimamente, porque a justiça deve querer derrubar os corruptos em geral) ou será que é o PM que se está a derrubar a si próprio? é que ter amigos a dizerem que "O Sócrates tem de dar uma sticada na gaja" não abona muito à credibilidade e à estabilidade. Vão ler as noticias.
Tramaram-no ou Tramou-se?!
tj

Brasileiradas!!

chegou ao fim mais um cliclo (começo a ficar com linguagem porreira eu...), desta feita de algumas das grandes Brasileiradas!!Faltaram outros tantos mas não dá para tudo... Maria Bethânia, a Maria Rita, a Daniela e etc não ficam chateadas....

Buarque
Tom
Vinicius
Caetano

o que se segue? sugestões?!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Rock-in-Rio


até agora encontramonos assim:

Palco Mundo
21 de Maio
Shakira, John Mayer, Ivete Sangalo, Mariza
22 de Maio
Elton John, Trovante, Leona Lewis
27 de Maio
Muse, Snow Patrol, Xutos & Pontapés
29 de Maio
Miley Cyrus, D'ZRT, McFly (adoro este dia)
30 de Maio
Rammstein, Motörhead

Palco Sunset
21 de Maio
Boss AC & Yuri da Cunha, Oquestrada e Segredos de Portugal, Azeitonas e António Zambujo
22 de Maio
Rui Veloso & Maria Rita + Toni Garrido, Tiago Bettencourt + Mantha & Tiê, Soulbizness & Zoey Jones
27 de Maio
Jorge Palma & Zeca Baleiro, Expensive Soul & Bluey / Incognito + Omar, Nu Soul Family & Julie McKnight
29 de Maio
Luís Represas & Martinho da Vila, Tim & Mariza, Lúcia Moniz & Mister Lizard
30 de Maio
Ramp & Hail, More Than A Thousand & convidado, Fingertips & convidado

Tenda Electrónica
21 Maio
Deadmau5, Chris Lake, Soul_mates feat Pedro Tabuada & King Bizz
22 Maio
Major Lazer, Drop The Lime, Zombie Kids feat Aqeel, Jamie XX
27 Maio
Gui Boratto, The Twelves, Miguel Quintão, Tha Bloody Bastards feat Mad Mac & Nuno Lopes
29 Maio
Dubfire, DJ Vibe, Audiofly, Davide Squillace, Tó Ricciardi
30 Maio
Green Velvet Live, Speedy J Live, Paul Ritch Live, Jim Masters, Jiggy, Heartbreakerz

not bad. espreitar aqui

Metro

Cliquem na imagem para ver cm deve ser! mt bom!!
Recebido do Ricci!

tj

Rigor e fachada

Nesta altura do campeonato todos os tostões são importantes!! É preciso ser-se irritantemente rigoroso e cada pequeno gesto tem muita importância.
O CDS propôs o fim dos prémios dos gestores de empresas públicas. À primeira vista parece ser uma atitude muito correcta mas acaba um pouco no contra senso, quase demagógica (note-se que o PCP e o BE e o PSD e o CDS concordam todos com isto). A ideia dos prémios, se ainda se fala português nesta terra, é serem um estímulo a atingir determinados resultados. Potencia, portanto, a produtividade ou, pelo menos, o empenho. Cortar, à cabeça, todos os prémios dos gestores públicos pode ser um pau de 2 bicos (bem sei que o objectivo de algumas empresas públicas pode não ser gerar lucro, apenas servir). Em termos de remuneração, passa a ser indiferente ter bons ou maus resultados? Eu acredito que um bom profissional deva ser premiado (não faço ideia de quanto é que são estas remunerações, talvez apenas modera-las).
Por outro lado, o PM diz que a medida não trará resultados visíveis. Sinto-me ofendido com isto. Bastava que ele tivesse visto 1 programa da Oprah, na sic mulher, para perceber que em alturas de crise, a minúcia vale ouro. Mesmo que não se reflicta em muito, cada tostão conta. Ou será que estes são os Prizes for the Boys?! Que argumento errado sr JS!
Por fim, acredito que propor medidas drásticas contra OE seja difícil pq ninguém iria concordar naquele parlamento mas também ir ao "superficial" parece-me de menos.
Alem eleições internas, onde anda o PSD? Só vejo o CDS a trabalhar para o país...
tj

Ministra da Cultura

Às vezes não gosto muito dos títulos do i (às vezes faz-me lembrar aquela altura em que a TVI descobriu que ser sensasionalista dava audiências. ) todavia... a Ministra da Cultura acusa editoras de "massacre aos livros".

1º: Acredito que também pela arte se possa evoluir muito. Se não observemos, no hoje em dia, o Siza Vieira ou Paula Rêgo, Lobo Antunes ou LaFéria, David Fonseca ou Sofia Vasconcelos, etc. São muitos os nomes paradigmaticos das várias artes e que fazem evoluir a nossa cultura. O meu gosto de arquitectura já foi influenciado e alterado pelo que conheci e pelo que me foi dado a conhecer, por estes senhores, não só na faculdade como em exposições, colóquios, mesas redondas, etc.
2º: Houve, definitivamente, um investimento gratuito (no bom sentido) nestes eventos: não paguei muito dinheiro para poder assistir, houve empenho por parte de quem organizou e ainda p cima os resultados não são palpáveis. Não existe lucro, apenas evolução intelectual e isso é difícil de medir, para não dizer impossível.
3º: Como é que se escolhe o alvo de investimento? grande bronca... isso passará exclusivamente pela ministra da cultura? O que é que a Ministra da Cultura faz, objectivamente?! Potenciar e gerir são bons conceitos mas como é que os conceitos são postos em prática? Ou serve apenas para mandar umas bocas sobre "Arte e Cultura" e sobre o mau que é a queima de livros?
4º: Queima dos livros: por si só, acho que a ideia é mais aterradora que o próprio acto. Remonta ao Nazismo e ao querer manter a população "burra" mas o caso aqui é diferente. Não se perde património nenhum, apenas se faz desaparecer o que é um excedente custoso. Além do mais, vão para reciclar (portanto a vida útil do papel não se esgota logo ali). Envia-los para algures para serem aproveitados seria uma optima solução mas isso também custa dinheiro e já se percebeu que quando não o há...
5º: Manuel Alegre é apelidado, em todos os jornais, como sendo o poeta socialista. Se calhar é mesmo só isso, um grande poeta, com uma grande voz, socialista, com um pé para o extremismo. Para culminar, confessa-se triste com a situação.
6º: O Poeta do Estoril também está triste com muitas coisas...ate jaa

Tanto charme...


Obrigado, i, por esta imagem tão linda... "é impossível resistir a tanto charme" ?!?
tj

Programa para hoje?!


Hoje, às 19:30, por apenas 3 € ouve-se muito boa música! Calçada do Lavra, perto dos Restauradores! Quem alinha?

Caetano Veloso

Assim é difícil não acordar bem disposto!



"Coração Vagabundo" foi uma música do primeiro album que lançou, juntamente com Gal Costa, em 1967. Bem suave, grande música. Também vale a pena perceber a letra (este video é um desastre.)! A primeira escolha era o "haiti" mas não encontrei nenhuma versão que traduzisse a qualidade da música de modo que ficou esta, igualmente boa! Hoje em dia, a voz já não é a mesma mas o toque vai se apurando. Gosto muito
tj

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vinicius de Moraes

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Para alem da excelente música é preciso tomar atenção à letra "a vida é a arte do encontro". Existe algum tempo de bênçãos a meio mas é superior "Samba de Benção"
tj

Primavera


Estava a voltar para casa a ouvir a rádio comercial (com a sua típica música que faz juz ao nome) e já de t-shirt. Estava um daqueles pseudo-calores (que não passam de menos frio) e o sol reluzia, muito timidamentepor entre o seu encoberto, mas reluzia! De auricular ligado, em conversas cheguei a casa quando reparo que a a Berta (alcunha desta árvore da qual não sei, escandalosamente, o nome) já estava em flor! Costuma antecipar-se e é sempre presságio da primavera!
O dia de hoje deu um cheirinho do Verão
tj

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aulas

para quem me rogava pragas por estar de férias:

-hoje recomecei e tive a primeira aula de projecto
-amanha tenho projecto as 8 da manhã
-amanha a minha ultima aula acaba as 5 da tarde

-o meu projecto é uma biblioteca no SEIXAL
-os professores de projecto são bons
-a professora de arq. paisagista é maluca.
-hoje tentei pagar as propinas em atraso e... o multibanco da tesouraria estava avariado
-parece que afinal ha coisas que não mudam, mm

-QUERO FÉRIAS!!! (ou não hahha)

ate amanha

Manuela Moura Guedes

Tenho que comentar os belíssimos tons de cabelo que apresentou... entre o preto e o amarelo/loiro, aquelas madeixas ficavam a matar.
Depois de ter sido mauzinho- não vi mais este inquérito mas pelo que já deu para ler, aquilo foi um festival! Na realidade não se esperava outra coisa. Sócrates e Governo, Prisa e Bairrão e até Júlio Magalhães, polícia e Alice. Foi tudo corrido à batatada e, não sei porquê, tendo a confiar nesta jornalista, apesar do seu estilo (talvez) impróprio... Freeport e Comunicação Social fizeram-lhe perder a "tampa" e então, hoje, ficámos a saber que o nosso PM até telefonou ao Rei de Espanha (se calhar não ligou nada e foi só a MMG que não "consegue" entender um segundo sentido mas teve graça) para se livrar daquele noticiário.
MMG, ainda por cima, acusou a directora da PJ de ser permeável, no que toca ao caso Freeport. E o que fez a directora, de seu nome Alice? Processo para cima da jornalista! "Eu permeaveável?! naaaaaa". Adoro quando as pessoas são coerentes consigo mesmas e a inspectora Alice é-o de verdade, é, portanto, permeavel. lol
Já agora, sr. PM, arranje lá um Alibi para isto...
tj

Hino

Estava aqui a começar a ver a bola quando chegou a altura do hino! Para meu espanto, todos os jogadores cantaram-no de facto. Usaram as palavras, sabiam a letra, viam-se bocas a mexer! parece que afinal sempre se aprendeu muita coisa com estes grandes homens abaixo!!


é brutal! até já

PSD: Rangel e Passos Coelho

Começam os debates entre os líderes à presidência do PSD! Convido qualquer pessoa a assistir: é preciso ver e informar, é preciso estar atento para depois se poder contribuir!



Já não podemos continuar meios anestesiados...
tj

Optimus Alive

E continuam a saltar felizes novidades para o Optimus Alive 2010! fica o cartaz já com as novidades

8 de Julho
Faith No More (Palco Optimus)
Alice in Chains (Palco Optimus)
Kasabian (Palco Optimus)
Phoenix (Palco Optimus)
The xx (Palco Super Bock)
La Roux (Palco Super Bock)

9 de Julho
Gossip (Palco Super Bock)

10 de Julho
Pearl Jam (Palco Optimus)
LCD Soundsystem (Palco Optimus)
Gogol Bordello (Palco Optimus)
Simian Mobile Disco (Palco Super Bock)


investigar aqui

Tom Jobim Elis Regina

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Bem, comecei por investigar mais a fundo Antonio Carlos Jobim e encontrei este dueto com Elis Regina. Não dá para acreditar, e sublime! Deixaram os 2 um grande legado. apetece por mais mil coisas mas fico-me só por esta, que é fora de serie! a música é original de 70, imaginem!! Que suavidade. Gostava de me sentar a tomar uma imperial, num fim de tarde, no verão, com ambos e disfrutar!

tj

terça-feira, 2 de março de 2010

os Improváveis

No Nimas, dia 11 de Março, mais uma grande grande noitada com os Improvaveis!!! Quem alinha? vale muito, muito bom!!!
reservas para 927 355 692

Religião

Aconselho a ler estas duas opiniões. Não passam disso, de opiniões e o seu valor é relativo apesar de mediático e potencialmente "inspirador". A primeira é de Christopher Hitchens e afirma que A religião envenena tudo e não acaba porque somos egocêntricos. A mim parece-me um pouco pateta e pouco fundado (é bastante óbvio que tem um objectivo e procura olhar para a religião com quaisquer olhos que o façam chegar ao fim) mas de qualquer maneira vale a pena ler! Por outro lado, a refutação ficou a cargo de Henrique Raposo. A mediocridade do ateísmo. Bem escrito, com alguma objectividade e com, o que me parece, calma.
O que se extrai daqui é que ser moderado começa a ser uma virtude, neste tempo em que defender uma posição intensa ou extremista (qualquer que seja, olhe-se por ex. para o Saramago, para o jornalismo gratuito, para alguma política, etc.) é que está a dar e é o que dá notoriedade. Moderação parece-me ser o normal...

tj

Moçambique

Sócrates leva 1/3 do governo português a Moçambique. Qualquer dia somos uma colónia dependente das nossas ex-colónias. Mas isso não me chateia nada, é igual a ser dependente de um país europeu ou americano. Talvez, por razões menos boas, quem sabe, seja mais seguro até ser dependente de um país africano ou asiático que de outro continente...

3 dramas europeus


Na Grécia luta-se, com os perigos inerentes a isto, para sair da crise, e surge mais uma medida: acabar com o 14º salário. A população pode não concordar mas se se ler a noticia verificamos que a vontade de sair daquela posição predomina.
[Na realidade, não percebo porque é que, na Europa do sul (não tenho bem certeza quais são os países mas no norte sei que não é prática corrente) se trabalham 11 meses, para menos, e se recebem 14! Acredito que faria mais sentido receber 12 salário, todos ligeiramente mais elevados, que o modelo que existe actualmente que serve para "subornar" quem está mais aflito...]
Em Espanha o sufoco continua, e bem presente. Atingiu-se um máximo de desempregados, desde há 15 anos, que ronda os 19% e são inevitáveis medidas.
E cá?! Não dá para agradar a gregos e troianos (portanto fica tudo chateado) mas não dá para tudo!!! voltamos as greves? sim... com esta frequência, daqui a uns tempos, já nem a greve tem grande valor.
eu tb estou a sentir a crise, sim!
tj

Chico Buarque

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Arranca assim mais uma volta ao Brasil e aos seus grandes poetas e músicos. Chico Buarque em alta. Estive dividido entre várias obras mas esta pareceu-me (apesar de, mais uma vez o som não ser brilhante) obrigatória. Não vi a ópera do malandro mas conheço algumas músicas da obra, não conheço a fundo mas a disposição e a poesia e a voz nas músicas fazem meio mundo render-se aos encantos evidentes!

tj