sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reflexões díspares #1

#1 - Um campo de Camtil dá bueda trabalho...

Peregrinação

No âmbito da preparação para o crisma, agarrei esta sugestão de peregrinação. É uma proposta anual dos centros universitários (CUPAV, CUMN, CREU e CAB) e desta vez, a caminhada foi de Campomaior até Vila Viçosa. O tema foi "A Fronteira", já que grande parte do tempo olhámos para Espanha. Conhecer, aceitar, trabalhar, ultrapassar! Foi uma boa jornada caminhante concluída no santuário de Nossa Srª da Conceição, em Vila Viçosa. Propostas de oração individual e de encontro com Deus na contemplação, na meditação, na distracção e propostas de partilha com disparidades geográficas. Não me foi nada revelador todo o tempo investido mas o tempo que Lhe é dedicado, é-Lhe bem dedicado e acontece pelo centrar de energias e de atenção diária. Foi uma boa peregrinação e com grande qualidade!! De tirar o chapéu aos animadores do CUPAV e ao Pe. Miguel, que a prepararam!
tj

João Delicado, sj

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Enquanto eu for para ti um deus que vive lá nas alturas; enquanto eu for para ti a hora por semana da missa de Domingo; enquanto eu for para ti um deus que vive fechado nas igrejas; não serei o teu Deus.

Poderei ser um dever a cumprir; poderei ser um momento de paz e tranquilidade; poderei ser um lugar de devoção; mas serei apenas uma parcela da tua vida.

Serei o teu Deus quando deixares de Me ter na mão, e me deixares ter-te na Minha. Serei o teu Deus quando, por tudo e por nada, te lembrares de Mim. Serei o teu Deus quando me convidares a entrar na tua intimidade e me levares para as lutas do dia-a-dia. Serei o teu Deus quando me trouxeres para as tuas decisões e me levares para a rua.


Um abraço deste Pai que te ama


Isto e mais, aqui

TIME

Segundo a revista TIME as pessoas mais influentes:

Líder: Lula da Silva (que ganhou ao Obama)
Herói: Bill Clinton (que ganhou ao Fernando Nobre)
Artista: Lady Gaga (que eu não percebo)
Pensadora: Zaha Hadid (que é arquitecta)

os meus eleitos

Líder: Jorge Jesus
Herói: Jorge Jesus
Artista: Jorge Jesus
Pensador: Jorge Jesus

Domingo até caio para o lado!!

Sondagens

Valem o que valem: pouco. Feitas ao telefone, sem grande compromisso por parte de quem responde, de amostras representativas, mas não vinculativas. Ainda para mais nesta altura do campeonato mas não deixa de ser curioso:

PPC/PSD: 39,8%
JS/PS: 34%
FL/BE: 8%
JS/CDU: 7,2%
PP/CDS: 4,5%

Não sei muito bem que reacção ter.

Rabo de Peixe sabe jogar!

Diz que Rabo de Peixe sabe jogar. Eu diria que "OS ALFREDOS" sabem jogar!!!!

Grandes são os Alfredos
com seus fartos bigodes
que integram estes enredos
do futebol como "gódes"

Longe está a referência
o imenso senhor Albino
que pede por divina providência,
Como dizia Tomas de Aquino

Esforços em vão, jogadas esquecidas
Grande momentos e pernas partidas.
Adeversários: cuidado! Alfredos a bombar
Como há muito já não se ouve falar!

grandes festejos na memória
mas 3ª parte de encarnado
vivendo a grande vitória
do Jesus ressuscitado!

o Alvim tira o dedo do pudim!
o Lucena marca uma dezena
os Pintos são 3 distintos
o Nunes pede que não fumes
o Seca pede água que vai estar um calor do caraças...

Domingo, dia 2, a não perder! Alfredos em grande! e fica uma imagem da nossa mascote!tj

Alicia Keys

Ontem houve concerto no pavilhão atlântico! Deve ter sido bem bom!! Grande nome da música actual! Ouvi a mesma no rock in rio ha uns anos, cheia de segurança! Acredito, pelo que li, que este deve ter sido acima da média! ainda por cima é gira ela... escrito por quem sabe aqui.



"concrete jugle where dreams are made" quero ir a NY!
tj

Queen

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



@ Wembley
até faz arrepios isto...
tj

sábado, 17 de abril de 2010

João Delicado, sj

Bom dia Meu Filho, Minha Filha!


Gostavas de ser o melhor do mundo a fazer alguma coisa? O melhor desportista? O melhor político? O melhor cozinheiro? O melhor pai? O melhor cristão?

É bom que procures ser o melhor do mundo; mas é o melhor tu do mundo que deves procurar ser. Tudo o resto são brincadeiras de adultos que mais parecem crianças e que andam distraídos da sua missão.

Repara que és portador de uma mensagem única que deixei escrita em ti. Depositei nas tuas mãos uma parte especial da minha Verdade e do meu Amor. Por isso, só tu, com tudo o que és, os podes revelar. Serás o melhor de ti, o melhor do mundo, se te dedicares à missão que te proponho.


Um abraço deste Pai que te ama tal como és


Isto e mais, aqui


i

i lá se foi um sonho, um bom projecto, um bom buraco.
Os jornais existem para fazer dinheiro. Não é para informar a população, não é com objectivo nenhum mais digno que fazer negócio, o que por si já é digno e só normal. Quando o negócio corre mal ou se fecha ou se esforça. Por vezes, fazem se as duas coisas ao mesmo tempo e quando isso acontece... verifica-se que o Director do jornal “i” demite-se. Parece que se queria cortar tanto que os objectivos seriam intangíveis e adulteraria a lógica. "A dimensão da redução de custos que o presidente do conselho da administração da Sojormedia Capital agora me mandou implementar, irremediavelmente desfigura o projeto"
A ver o que acontece até 3a, dia 20... tenho pena se for alterado, é a minha principal consulta jornalística mas quando não dá... não dá mesmo!
tj

Raio do Vulcão

Chega a ser assustador a dependência que existe hoje dos aviões. Cerca de 16 mil voos cancelados hoje na Europa. E o nosso Presidente, afinal, regressa de carro (ficar em Praga por tempo indefinido ía ser uma granda nóia...). Fico contente por perceber que afinal o Homem não domina tudo (apesar de isso, por vezes trazer consequências más)!
tj

João Garcia

Mais um feito do alpinista português! Brutal!!
João Garcia atinge cume Annapurna e faz história
tj


Nível?



Obrigado Sócrates e obrigado Louçã por mais este bonito episódio! E é assim que vai a governação deste país. Para ser franco, preferiria que fosse a minha tia a governar em vez do nosso PM...
tj

Queen

Assim é difícil não acordar bem disposto!



não há que dizer nada!!
tj

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SE7EN

De David Fincher, este filme conta com Brad Pitt, Morgan Freeman, Kevin Spacey, Gwyneth Paltrow. Um bom elenco com uma história meia mirabulante, só com um toque de realismo apenas. Boa observação social e uma maneira original de a retratar. Tem um bom ritmo (não adormeci) e apesar de falar de torturas e de assassinatos não é um filme de terror. É antes um policial ou um thriller, com uma boa dose de ansiedade. É um filme porreiro.
tj

Tolerância de Ponto

Em Portugal, ou se é cristão católico ou se é ateu. As outras religiões têm pouca expressão e também daqui parte a minha pseudo-mini-observação. Estive quase a não escrever sobre o assunto mas acabei por não me conter.
É preciso ter cuidado quando alguém que faz parte da Igreja (sim, eu faço parte e não sou padre) escreve sobre a mesma. Tem que se ser cauteloso uma vez que existem línguas afiadas na procura de uma eventualidade ou de uma incongruência e a qualquer momento saem para cortar a torto (não vou falar da pedofilia: o tema entristece-me pela maneira que é tratado e acredito que concordam comigo, independentemente de crenças). Existe uma social-aceitação em relação à crítica meramente destrutiva e ao escárnio para a qual não encontro razão. Se a crítica partisse de mim aos ateus, seria automaticamente rotulado de submisso e de pessoa sem senso pois estaria a por em causa o dito bem maior: a liberdade humana e a sua independência(e aqui muitas vezes se confunde liberdade com "fazer o que me dá na pinha"). Não profiro nenhuma observação desse género porque procuro respeitar os costumes alheios (apesar de saber que às vezes me perco). De parte a parte, é de mais pedir um exigente respeito?
Quando o Governo oferece tolerância de ponto para a visita do Santo Padre (Santo significa que procura o caminho de santidade, não significa que ele seja "Santo") parte do mundo se revolta. Pode-se concordar ou não (eu próprio não tenho opinião formada ainda) mas o tom da crítica é sempre ofensivo e desnecessário. Aclama-se um Estado Laico mas isso mataria as férias de Natal, Carnaval, Páscoa, 15 de Agosto, feriados regionais (Sto. António, S. João, etc), etc. O que aconteceria se esses feriados fossem riscados? De qualquer maneira, não é pelos feriados que eu fico aborrecido, é antes pela falta de coerência que existe e pela falta de respeito que se tem, por vezes, pela religiosidade dos outros, por parte dos que são os primeiros a aclamar a Liberdade.
Sei bem que, muitas vezes, o calor com que se defende a causa não ajuda a própria (e isto funciona para ambos os lados) mas pedir um exigente respeito não é de mais.

tj

Meteorologia

Roubado do André! eheh
tj

UPS

Que chatice o vulcão na Islândia ter lançado uma nuvem de cinza pela Europa fora... Aeroportos fechados por todo o lado... Parece que Cavaco vai ter de ficar mais uns dias na Rep. Checa e isso não dava jeito nenhum...

"Para mim é inimaginável que os países possam admitir um tal défice como aconteceu nos últimos tempos"
Presidente Václav Klaus
falando da Grécia, claro está!

A.R.

Está a acontecer debate quinzenal na A.R.. Os temas são políticas sociais e económicas (a.k.a. bónus dos gestores públicos, PEC e impostos, demagogia, gasolina, verdes, etc). Há interesse no novo líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo. Nada de produtivo vai acontecendo, sem grandes argumentos novos...
Uma nova dimensão do Parlamento é o "Minuto a Minuto". Só o descobri hoje e é um brinquedo com muita graça! Vão la dar uma espreitadela que dá para ver deputados a conversarem em tom pouco concordante, num género Twitter. Aquilo é a um ritmo... "AH, então é para isto que servem todos os PC na Assembleia! UFA, achava que era para o Facebook..."

http://www.parlamentoglobal.pt/parlamentoglobal

tj

"Eu Acredito"

Fica aqui o desafio! 11, 12 e 13 de Maio acompanhar o Papa na sua visita a Portugal, por ocasião da celebração dos 10 anos da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Um programa elaborado por Schoenstatt, pela Companhia de Jesus, pelas Equipas de Jovens, e pela Pastoral Universitária, por leigos e por padres.



A Igreja não é uma coisa velha e triste... Porque não arriscar? Sem medos!!
http://www.eu-acredito.net/
tj

Queen

Assim é difícil não acordar bem disposto!



UPA!! isto é forte!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cotonete

E então para o que é que vou usar cotonetes?

SLB

Vamos ao que interessa e deixemonos de patetices: 2-0 é um resultado aceitável! Foi um jogo complicado, com muitas faltas (e uns quantos casos: Luisão devia ter sido expulso, remate de Martins parado com a mão dentro da área do SCP, muita porrada levada pelo Ramires no jogo todo) mas no fim, a melhor equipa ganhou. A 1ª parte o Sporting jogou melhor, e ainda proporcionou algumas ansiedades a qualquer lampião. O golo não esteve longe mas nunca esteve iminente. Na 2ª a pendente virou! O Benfica em cima e com resultados visíveis. Carlos Martins, com uma azia gigante, já se mostra águia e arrancou com a jogada do 1-0. Bonito. Ramires (que se fartou de levar porrada) assistiu Aimar que não vacilou!

Talvez o 1-0 teria sido o resultado justo mas não fico triste! Costinha, que substituiu Carvalhal (que já está com os pés tão fora do SCP que já nem vai às conferências) , pode ser uma boa contratação mas o ar sério e exigente não lhe assenta muito bem: tem mais cara de um tipo simpático e afável. Tem graça é que todas as equipas refilam do mesmo "Somos sempre roubados". Será que já lhes passou pela cabeça que não é roubar, apenas falta de jeito?! E que tal em vez de refilar com a arbitragem olhar para o jogo e ver quem foi a melhor equipa? Não há saco...

Vamos ao título?!

Betinho!!!

Estive a ver o jogo num café perto da estrela. O jogo começou com um ambiente quente não fosse isso o espelho do que se jogava dentro de campo! Entre palavrões (ou alívios de tensão) e imperiais um sururu começou ali à nossa frente. Grandes ameças "Tu não sabes com que é que te estás a meter!" só faltava concluir " o meu pai é o Santos Silva e malha em ti!". No fim, a conta paga e os civilizadotes fora da tasca. Nisto o 2-0. Estranha-me ainda que os selvagens são da "classe betinha" de Lisboa, onde eu (orgulhosamente ou não) acredito que me rotulo.
Um espectáculo dentro de outro, maior. O que é que aquela malta tem na cabeça? falta de neurónios e não, não me refiro aos jogadores de futebol!! Demonstração de virilidade gratuita para auto-satisfação do grupo, substancial. Que anormalidade lol

é q foi mesmo ridículo... se betinho é ser assim, então cedo o meu lugar! prefiro ser o tipo dos ténis e do pólo...
tj

A solução


Muito bom, recebido do Duarte!
eis o que nos vai safar o astral, este ano!!!
tj

Queen

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Nova aposta: concertos de uma vida (aos quais não fui).
o virar da década de 60 para 70 foi frutuoso! Queen entram em cena! Estes dias são-lhes dedicados! esmagador...
tj

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Relações, comunicação, silêncio



Encontrado aqui.
Estará MST a exagerar? Parece-me que não e reconheço que o FB pode ser mal usado, apesar de ter uma conta e de ser adepto. Se conseguisse, nesta ferramenta, mudaria a classe de "amigos" para "conhecidos" e assim já faria mais sentido, para mim. É de se pensar no assunto e de estar alerta para não se substituir o convívio real pelo virtual, enganador, falso, vendível.

tj

Bom senso?

PPC, no congresso de tomada de posse, falou sobre justiça social, sobre distribuição de rendimentos, sobre subsídio de desemprego. Falou sobre o papel do estado em Portugal. Falou que tem que existir solidariedade de parte a parte, quando se trata das pessoas que tiveram o azar (involuntário ou pedido) de viver à conta do estado (e bem) pelos subsídios. Falou sobre a solidariedade intrínseca que existe neste acto. Pediu reciprocidade, pelo trabalho, dos desempregados. Claro que todos os descontos para a segurança social nos devem garantir uma folga quando estamos apertados mas pedir a quem não tem emprego se levante da cama para ir trabalhar não é pedir muito. Alias, é sugerir algo de bom para todos. Não se fica em casa à frente da TV (que está por pagar) a entrar em depressão mas sai-se de casa e põe-se o rabo a mexer para a sociedade. É bom, pode conferir o sentimento de utilidade, pode ser produtivo, além do mais.
Mas depois claro que aparecem comentários como "Passos Coelho virou as baterias contra os pobres e os desempregados". Alguém consegue encontrar sentido nisto? É preciso ginástica mental para tal concluir do discurso acima descrito ou então é preciso ser do contra...
Acho que não corro o risco de ser tão inflexível como o reincidente autor do texto "linkado" mas a sério que não percebo nem o sentido, nem o tom moralista, nem a autoridade, nem os +/- 10%, nem a cabeça, nada.
Ainda bem que sou humilde...

tj

César das Neves

Um dos fenómenos mais espantosos da história da humanidade é o ataque à Igreja. Esse processo, tão aceso estes dias, é sempre muito curioso.
Primeiro pela duração e persistência. Há 2000 anos que os discípulos de Cristo são perseguidos, como o próprio Jesus profetizou. E cada ataque, uma vez começado, permanece. A Igreja é a única instituição a que se assacam responsabilidades pelo acontecido há 100, 500 ou 1500 anos. Os cristãos actuais são criticados pela Inquisição do século XVII, missionação ultramarina desde o século XV, cruzadas dos séculos XI-XIII, até pela política do século V (no recente filme Ágora, de Alejandro Amenábar, 2009).
Depois, como notou G. K. Chesterton em 1908, o cristianismo foi atacado "por todos os lados e com todos os argumentos , por mais que esses argumentos se opusessem entre si" (Orthodoxy, c. VI). Vemos criticar a Igreja por ser tímida e sanguinária, pessimista e ingénua, laxista e fanática, ascética e luxuosa, contra o sexo e a favor da procriação, etc. Mas o mais espantoso é que os ataques conseguem convencer-nos daquilo que é o oposto da evidência mais esmagadora.
Os iluministas provaram-nos que a religião cristã é a principal inimiga da ciência; supersticiosa, obscurantista, persecutória do estudo e investigação rigorosos. A evidência histórica mostra o inverso. A dívida intelectual da humanidade à Igreja é enorme. Devemos a multidões de monges copistas a preservação da sabedoria clássica. Quase tudo o que sabemos da Antiguidade pagã veio dos mosteiros. Foi a Igreja que criou as primeiras universidades e o debate académico moderno. Eram cristãos devotos os grandes pioneiros da ciência, como Kepler, Pascal, Newton, Leibniz, Bayes, Euler, Cauchy, Mendel, Pasteur, etc. Até o caso de Galileu, sempre citado e distorcido, mostra o oposto do que dizem.
Depois, os jacobinos asseguraram-nos que a Igreja é culpada de terríveis perseguições religiosas, étnicas e sociais, destruição cultural de múltiplos povos, amiga de fogueiras e câmaras de tortura, chacinas, saques e genocídios. No entanto, a evidência de 2000 anos de história real de cristãos concretos é de caridade, mediação, pacifismo. Tudo o que o nosso tempo sabe de direitos humanos, diplomacia, cooperação e tolerância foi bebê-lo a autores cristãos.
A seguir, os marxistas vieram atacar a Igreja por ser contra os proletários e a favor dos ricos. Quando é evidente o cuidado permanente, multissecular e pluricultural dos cristãos pelos pobres e infelizes, e as maravilhas sociais da solidariedade católica no apoio aos desfavorecidos.
Vivemos hoje talvez o caso mais aberrante: a Igreja é condenada por... pedofilia. A queixa é de desregramento sexual, deboche, perversão. Mas a evidência histórica mostra que nenhuma outra entidade fez mais pelo equilíbrio da sexualidade e a moralização da vida pessoal da humanidade. Mais uma vez, o ataque nasce do oposto da verdade.
Serão as acusações contra a Igreja falsas? Elas partem sempre de um núcleo verdadeiro. Houve cristãos obscurantistas, persecutórios, cruéis, injustos, luxuosos, como hoje há padres pedófilos. Aliás, em 2000 anos de história, e agora com mais de mil milhões de fiéis, tem de haver de tudo. A distorção está na generalização ao todo de casos particulares aberrantes. Não sendo tão má quanto o mito, a Inquisição foi péssima. Mas a Inquisição não representa a Igreja e a própria Igreja da época a condenou. Os críticos nunca combatem os erros, sempre a instituição. Hoje não se ataca a pedofilia na Igreja, mas a Igreja pedófila.
A razão do paradoxo é clara. Cada época projecta na Igreja os seus próprios fantasmas. Ninguém atropelou mais o rigor científico que os iluministas. Ninguém foi mais sangrento que os jacobinos. Ninguém gerou maior pobreza que os marxistas. Ninguém tem mais desregramento sexual que o nosso tempo.
O ataque à Igreja é uma constante histórica. A História muda. A Igreja permanece. Porque ela é Cristo. Dela é a nona bem-aventurança: "Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem" (Mt 5, 11).

César das Neves, hoje no DN
Controverso mas interessante ler

Senhores Portugueses

"Música de uns senhores portugueses já com alguns anos nestas andanças" acabou...

Jorge Palma
Sérgio Godinho
Trovante
Rui Veloso
Rui Reininho

Faltam os UHF, Xutos, o Cid, etc mas deu uma lufada!

Rui Reininho

Assim é difícil não acordar bem disposto!





Rui Reininho é um grande frito da cabeça. Não é fácil gostar e eu próprio não sei se admiro mas estes 2 são mt bons! A primeira chega quase a ser mais uma das imagens de Portugal. A segunda, mais recente, já com o travo a Ouzo, é vem voua!
tj

domingo, 11 de abril de 2010

Primeiras Impressões

Primeiras impressões do congresso do PSD:
só vi o discurso de abertura (integralmente) e o de fecho (+/-30 mins) e acredito que tenha bastado... Congresso de tomada de posse, nesta altura do campeonato e com aqueles resultados aquando da eleição podia-se esperar que fosse muito para inglês (ou português) ver: unidade, solidariedade, trabalho, unidade, unidade. Algumas frases feitas, muito trabalhinho de casa feito, algumas linhas orientadoras bem demonstradas.
Rangel e Aguiar-Branco aplaudiram, de pé, o discurso de abertura. Começaram-se a resolver temas como a unidade do partido, como comissão da república (que não me parece nada prioritário, para já), como as presidenciais (muito bem resolvidas, apesar de alguns jornalistas patetas tentarem encontrar sempre segundas intenções) e no fecho roubaram-se temas ao CDS (como a eficiência da distribuição de subsídios de desemprego) e deram-se sinais que o PSD está já a trabalhar, mesmo sem o poder (revisões da constituição). Na substância, no que agora me recordo, parece-me que não foi mal conseguido, mas também não sei se concordo com isto. Na forma também não foi mal conseguido (as mensagens passaram e foram claras) mas se calhar a forma foi boa de mais ("Perguntara-me se hoje era um Homem feliz...", "Quando a Alice encontra o gato, oráculo do mundo").
Ferreira Leite marcou presença no fecho. Também ela esta empenhada em Portugal e não se demite de deputada nem das suas responsabilidades no partido. Em entrevistas ouvi hoje que muitos acessores lhe tinham proposto telepontos, mudanças de penteado e etc. Tudo recusado em nome da transparência. Aprendemos com isto?
PPC é bastante cromo (para o bem e para o mal). Traz consigo a eloquência de Santana Lopes, trás consigo a juventude de Durão Barroso, traz consigo a substância de quem? a ver... mas é empurrado pela aura de D. Sebastião e pela força de um partido. Está com um travo de salvador, como Sá Carneiro (cuidado com a escala) mas não fundou nada e tem muito que provar (até agora só provou que sabe perder e nem sempre bem).
Pelo que vi, correu melhor que o que esperava (apesar de não ter seguido bem) mas o risco de passar a ter um PSD igual a Sócrates no que toca a imagem, comunicação vs substância é bem real.
tj

Festejar

Este fim-de-semana foi de festejos. Grandes e fartos e cheios do que é bom e do que é melhor! Foram os anos do Pedro, na Godinha e tal como tinha imaginado, foi Supremo. Não me interessa para o caso discutir a logística (que é de facto sempre notável nesta família) mas antes a alma deste festejo ou de um festejo de nascimento qualquer.
Festejar os anos de alguem pode passar por um jantar pacato ou por uma festa de gala. Qualquer que seja a opção tomada, é capaz de ser sempre de menos! O vitelo mais gordo, bom vinho, charutos e wiskey, música e festa rija (e os deuses no Olimpo a dançarem com as suas melhores túnicas) em honra a uma pessoa, de uma alma cuja dimensão é imensurável. Festejar, alegrar, pela vida única e especial aos olhos de Deus e de quem mais próximo! Mas é sempre insuficiente quando se trata de alguém. Nunca a dignidade é bastante, nunca o ajuntamento nem o perfume é paralelo à fundamentalidade de alguém, nunca é nobre o suficiente: é uma vida!
Ontem foi o dia de festejar a vida do Pedro. A minha primeira imagem dele é na praia de Porto Covo, ou no campo de futebol em Porto Covo, ou no Marquês, em Porto Covo. Tenho-o presente quase exclusivamente de t-shirt ou fato de banho e ontem, nem o blazer ou o sapato chique, preparados com antecedência, foram suficientes, por ser o Pedro, por ser uma pessoa!

Isto passou-me pela cabeça ontem...
tj

Presidênciais

Texas na esquerda: Manuel Alegre, Fernando Nobre, candidato do PCP, candidato do PS. Pode parecer um pouco contra corrente mas foi noticia de hoje...

tj

Rui Veloso

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Que sonzão! A leveza com que cantava esta grande música...

tj

sexta-feira, 9 de abril de 2010

F.d.s desportivo

Este fim-de-semana acontecem vários jogos, cheios de interesse.

Divisão de honra com confrontos entre o (CDUL) 4º e o 1º (Agronomia) classificado e entre o (Belenenses) 3º e o 2º (Direito) classificado. A primeira mão das meias finais joga-se amanha, dia 10, pelas 14 horas! Vão ser 2 grandes jogos! Mais informações na federação, mais sal e pimenta no RugbyField.

Na 1º divisão, acontece o derbi de Cascais! O Dramático defronta o Rugby Linha num jogo que já começou há muito. Na primeira volta, o GDSC venceu por 22- 15 numa noite memorável de combate entre jogadores cheios de vontade. Esta volta promete ser diferente. Muitas das aspirações do GDSC se jogam aqui, com o 1º lugar à vista mas sem a presença na final 4 confirmada. Por outro lado o R.L. quer fazer ponto de honra e afirmar o seu projecto como sólido.

A não perder!
tj

João Garcia

João Garcia vai à conquista da última montanha com mais de 8.000m que lhe falta escalar! Se conseguir, vai ser o 1º português a atingir tal feito. É bom encontrar exemplos destes, empenhados! A partir de amanha pode-se ler no Record as crónicas do alpinista escritas directamente dos campos base. Vale a pena conhecer um pouco mais.
A empresa dele é escalar montanhas. E a nossa?

Goldfrap

dia 15 de Julho, em Gaia, Goldfrap! quem tiver tempo, top!!!
tj

Corrupção

Ao ler estas duas noticias fico muito descansado! Por um lado, parece que o caso Freeport vai ser rapidamente resolvido (no qual JS não é arguido), por outro lado leio que a maioria dos casos são arquivados por falta de provas. Concluo daqui que o caso Freeport vai ser arquivado rapidamente! Fico descansado porque posso ser corrupto, tenho é que ser bom no que faço ou então tenho 500€ no bolso ali por acaso!
Está tudo doido?
tj

SLB

Parece que a coisa não acabou muito bem ontem. Foram 4 golos. 1 canto escandaloso do Kuyt, 1 ataque rápido do Lucas, 2 contra-ataques do Torres. Não tivemos pernas para o Liverpool, são ingleses, correm mais que nós. Tou na fossa...



(vindo do Seca)
Já bem dizia a mulher, nos primeiros 30 minutos não os deixes marcar... foi aos 27'
tj

Trovante

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Trovante: Trovar e Avante. Nascido na década de 70 com orientações políticas bem presentes. Luis Represas e João Gil, entre outros, juntaram-se em 99 para "um noite só", de onde esta versão é tirada. Grande som.

tj

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Graçola

Adão e Eva muçulmanos
Não levem a mal, é só uma gracinha!
Recebido do Francisco, mt bom!
tj

Herman

O Herman está de volta! Estou com medo... Será que a rtp agora anda a gastar fortunas em programação (nunca me pareceu) ou será que é o Herman que está em crise? Seja como for, não estou com medo pelos conteúdos menos próprios, é a RTP1 e nesta televisão isso não acontece mas estou com medo pelo facilitismo cómico... Já nos chega o Fernando Rocha e o Herman 99. Dou o benefício da dúvida embora a coisa comece logo mal: LOIRO!!
tj

Está tudo torto

Assim a avaliar por cima não me parece mal. Cortar cursos com poucas inscrições só pode ser sensato mas já agora... podiam fechar metade dos cursos de arquitectura.
Há 2 anos havia, só em Lisboa, 7 faculdades de Arquitectura [FAL, Técnico, Autonoma, Lusiada, Moderna(q já fechou), Lusofona, ISCTE] e potencialmente mais, visto que isto é só um olhar rápido. A fazer contas por baixo, são, por ano, mais 350/400 novos arquitectos, só em Lisboa. Bem sei que só 3 são públicas mas já que neste país quem manda é o Estado, podia usar esse poder para algo digno.
Não sou um virtuoso nem um pródigo deste oficio mas trabalhei no duro no liceu para aqui chegar e acredito ter sido premiado pois fui ganhando um olhar crítico (para o bem e para o mal) astuto. Já me confrontei com projectos de outros alunos, de outras faculdades, que para o caso não interessa referir, e quase me sinto ofendido por ir partilhar o mesmo título de Arq. com eles.
Não é ser snob, é ser exigente. Andamos em crise pois existem milhares e milhares de arquitectos (17.000) e andamos em crise porque a qualidade arquitectónica em Portugal é reduzida e andamos em crise porque pouco credíveis somos (a não ser entre nós próprios, com uma grande barriga) e andamos em crise porque somos desorganizados e andamos em crise por nossa própria crise e não vamos sair da crise enquanto não houver senso na cabeça das pessoas que têm a cabeça em crise. Não vamos sair da crise arquitectónica em Portugal enquanto a exigência for reduzida.
Menos cursos, maior exigência nos mesmos, menos arquitectos formados, menos arquitectos inscritos na ordem (em crise), maior exigência nas câmaras, menos patetices regulamentares. Mais desenhadores, mais renderistas, mas maquetistas, menos arquitectos. Porra, toda a gente sabe a solução...
Até parecia um sindicalista em luta a falar agora mas foi um desabafo só...

tj

Sérgio Godinho

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Sérgio Godinho, mal amado pelo sei país. Mas se formos desenterrar encontramos boas canções, na simplicidade, pela voz, grandes letras e vontade de trabalhar! Não gosto de algumas mas esta é mt boa!
tj

"3:10 to Yuma"

Já sentia falta de um destes! 3:10 to Yuma é um original de 1957 que sofreu um remake 50 anos depois a cargo de James Mangold. Conta com Russell Crowe e com Christian Bale no elenco, nas personagens principais. Cowboys à antiga, com uma belíssima fotografia, grande banda sonora e um ritmo muito simpático! A história sofre uma reviravolta e mostra a réstia do lado humano de um devasso criminoso. Toca ainda na tensão do mau exemplo de um pai para com o filho e a sua obrigação moral em grandes feitos! Bom filme, vale a pena ver!
tj

terça-feira, 6 de abril de 2010

boas cenas

Ontem foi dia de ir à Portugália e sentar no lado de fora. Boa companhia, bom sol, boas imperiais e bons tremoços!

PSD e vai o 1º

Pois bem, parece que o PSD está de casa arrumada, ou pelo menos por enquanto parece que sim!
Coelho com mais de 61% deu uma boa sova aos outros candidatos. Tinha a máquina do partido consigo e outro factor que a meu ver teve influência foi a sua imagem. Apresenta-se austero mas com ideias fixas, jovem e enérgico, da casa. Preocupa-me o mesmo de sempre, que a imagem se sobreponha ao conteúdo mas esperemos para ver. Antes de arrumar o país, antes de arrumar o partido, que se arrume a si mesmo e que estabeleça prioridades. Estou um pouco receoso mas a oferecer o benefício da dúvida.
Rangel, com 34,5% é que sofreu mais, mas dignamente. Esperava mais deste resultado. Num confronto sério, de ideias, representava frescura e já uma boa solidez política (já venceu, ao contrário do Coelho que apenas tem percurso na J). Deve estar a ser duro de digerir mas disponibilizou-se, debateu, contribuiu e só pode voltar satisfeito com o trabalho desenvolvido para a Europa. Bom contributo.
Branco, com 3,6% deve estar muito reservado nesta altura. Desde o princípio que não percebi muito bem a sua candidatura e pareceu-me mais caprixo que outra coisa. Como tal, foi castigado pelos militantes. É estranho como é que um líder parlamentar da bancada do psd tem tão pouco peso dentro do partido. O seu objectivo não era o mesmo de Castanheira Barros, que sabia perfeitamente que não iria ganhar eleições. O seu objectivo era mexer o partido mas nem isso conseguiu. Não percebo como é que uma pessoa que tem 3,6% dos votos, traça objectivos tão ambiciosos. Pouca prudência aqui.
Barros teve 0,2% que deve corresponder +/- à lista apresentada e pouco mais. A função foi de alerta e até trouxe alguns temas interessantes à baila.

resumindo: Coelho está contente, Rangel esta com sentimento de missão cumprida embora um pouco desiludido com o PSD, Branco está com vergonha pela imprudência e Barros continua alegre, como era!

É a minha especulação!
Será que o PPD/PSD vai mudar para PPC/PSD?

tj

Jorge Palma

Assim é difícil não acordar bem disposto! (quase que me esquecia, ufa!)





Não sabia muito bem que músicas por do Jorge Palma! Escolhi duas mais acessíveis. Há algumas mais difíceis de gostar mas estas são obras muito óbvias de tão boa qualidade! Grande poeta, grande música. Nem sempre anda pelos caminhos certos e é desolador quando nada bate certo mas quando bate, é fora de serie. Grande talento!

quero dar-te um beijo a 50 e tal graus

tj

Páscoa

Esta foi a primeira celebração da Páscoa sem a MariaAna em vida. Uma das paixões dela era a fotografia e como tal, experimentei explorar um pouco mais da minha maquineta e dedicar meia hora à actividade, à sua imagem! Foi duro e dói. Dói todos os dias em que me lembro dela mas traz conforto pensar na alegria com que impregnava cada encontro. Trago-a bem presente comigo.
ate logo

Páscoa

São propostos 40 dias de preparação para a Páscoa: Quaresma. O mesmo número para o Natal: Advento. Conseguimos extrair daqui que não existiria uma celebração sem a outra, complementam-se! Mas porquê tanto tempo? Será que "tanto" tempo é suficiente?
Não sei falar da Páscoa por si. Jesus morreu por cada um de nós e isso transcende! A cruzinha que trago (como tantas outras pessoas) ao peito é sinal deste momento histórico. Morreu por amor e ressuscitou há quase 2000 anos e ressuscitou agora, dentro de cada um. Não me sinto com legitimidade para falar da Páscoa nem esclarecido para isso. Apenas sei que é uma confusão de emoções e de apelos e que me sinto renascido por dentro, na escala possível.

Nunca celebrei esta festa sem ser na Quinta de Seiça. Todas as cerimónias, de 6ª feira santa à vigília no sábado, o Prior Zé Luis com a sua mão quente e generosa, as mesma senhoras de sempre e os primos sempre a troçarem da desafinação daquela igreja cheia a cantar: tudo isto me ajuda na derradeira preparação para a Páscoa e o acompanhar as gentes da terra na sua emoção é algo que me comove sistematicamente. Faz-me interiorizar a minha real dimensão e o respeito que nutro por todos ali é imenso. Mal sabem eles o quão marcantes para mim são. Para trás fica o processo que este ano passou por preparações e interiorizações de CIFA e de Crisma. Intenso e difícil mas com os olhos voltados para a frente, com vontade de construir algo melhor (pode soar foleiro mas passa por aí).
Nunca celebrei esta festa sem ser na Quinta de Seiça e isso traz-me uma grande consolação. Cresci a passar esta altura tão importante lá e o Domingo de Páscoa é a verdadeira comunhão. Família alargada toda reunida, contente. Contagiosamente contente por vivermos isto juntos. Talvez irritantemente contente até mas contente é bom! a Sala de Jantar grande bem posta como manda a lei, uns fartos pratos, repletos para encher a barriga, bom vinho e a barulheira das gargalhadas! Os que não adormecem sentados à mesa dignam-se a ir até a sala e tentar uma vã sesta mas a nova geração não o permite! A ansiedade pelos Ovos no jardim apodera-se mesmo dos mais velhos e antes do arranque as fotografias na escadaria de entrada! Família, como a Páscoa ensinou, na Primavera, como a Páscoa ensinou, quando tudo rebenta com uma nova vida, recarregar energias para o que aí vem, como a Páscoa ensinou.
Nunca celebrei esta festa sem ser na Quinta de Seiça. Espero nunca não o fazer!
tj

CIFA 2010


Curso Intensivo de Formação de Animadores! Mas não são animadores quaisquer. Não são animadores apenas para Camtil, apenas para Rabo de Peixe, apenas para as Missões, apenas para os Gambozinos, apenas para o Sairef, apenas para a Candeia. Ser animador para muito mais que isso: ser animador para a Vida!
Entrar na faculdade, para alguns sair de casa, deixar de ser apenas absorvente para passar a ser fonte, deixar de ser participante para passar a ser animador. Estes são os desafios que nos são impostos aos 17 ou 18 anos e o CIFA procura dar ferramentas para viver a transição. Educam-se, obviamente, alguns pontos relacionados com os campos mas o objectivo é fechar um ciclo e abrir os olhos para o novo e para a responsabilidade inerente!
A partir destas intenções o CIFA é preparado e pensado. Um trabalho que já vem de longe tem-se consolidado ao longo destes últimos tempos e este ano teve mais um contributo, o nosso!

Foi um campo exigente (não fosse, por definição, Intensivo) e as propostas para os cifeiros começaram bem cedo, antes do mesmo arrancar! Perguntas para, em casa, por a cabeça a pensar, tarefas a organizar para o campo, abrir o coração e prepara-lo para receber o proposto! Foi espantosa a energia com que se empenharam nisto e os resultados são bem visíveis: grandes refeições, grandes livrinhos de dedicatorias, o melhor arraial que já vi na minha vida, empenho imenso nas discussões e nos problemas a resolver, intensidade e vontade enorme de oração... Posso ter uma visão deturpada por ter sido o director do campo mas foi dos grupos que mais me espantou pela vontade de crescer e de ser um animador com A grande.
Acabei o campo a acreditar no futuro e no futuro do Camtil, também. Confio cada vez mais neste projecto e é óptimo encontrar, de geração em geração (sim, porque eu já levo alguns anos de casa!!) vontade de continuar com este espírito pelo tempo!

Enquanto director toda esta dinâmica foi estranha! Uma preparação tranquila, sem grandes ansiedades mas um campo um pouco mais difícil de digerir. Ser director de directores (os animadores do Cifa serão os directores dos campos de Verão) não é pêra doce: são muitas cabeças pensantes e nem sempre para o mesmo lado. Tanto entre animadores como entre o campo as vozes com muito a acrescentar são várias mas nem sempre dá para tudo. Como faz parte de mim, fui sendo discreto neste meu papel de moderar a actividade e acredito que até o desempenhei com alguma qualidade. Falharam aspectos, descuidei-me com outras pontos mas acabou por "vencer" a parte melhor!
No início do campo pedi, humildemente, que todos os animadores do Cifa me ajudassem a ser melhor director para que tudo se potenciasse e foi notável o cuidado que se foi tendo, principalmente pelos mais experientes.

Ajoelho-me e agradeço aos animadores com "barbas" pela ajuda nas decisões, agradeço aos animadores com menos barbas pela motivação extra que trazem, agradeço aos novos Animadores pela energia e vontade de construir o que está para vir! Ajoelho-me e agradeço à direcção do campo por me ter aturado, ajoelho-me e agradeço à direcção do Camtil por não se cansar. Ajoelho-me e agradeço a Deus poder agradecer tudo isto!
tj

Benfica

Não posso arrancar esta leva de comentários sem começar pelo Benfica! Primeiro a vitória sobre o Braga (jogo que não vi, com alguma dor). Deu para nos separarmos deles por 6 pontinhos cm deve ser. Agora esta ronda... Alguem viu o Braga VS Guimarães? Que escândalo. E ainda dizem que o benfica é levado ao colo... depois daquelas 3 ordinárias penalidades que deram a vitoria ao maior dos Sportings de Portugal, depois de 4 expulsões à equipa de Guimarães não se pode ter moral nem cara de pau para refilar com o quer que seja. Contudo isto não são obrigatoriamente más noticias!
Antes disso, o jogo com a Naval! Entrar de peito feito e com a crista levantada da nisto. 2 golos sofridos em 15mins. Foi uma injecção de humildade e uma chapada de luva branca que parece terem resultado! A equipa acordou e pisou no acelerados. Fez-se justiça, caraças!!
Porque é que não é mau o Braga ter sido favorecido e continuarmos a 6 pontos? Como tudo indica, se as duas equipas continuarem a ganhar os jogos, o Benfica só é campeão na penúltima jornada! e que jornada é essa? PORTO VS BENFICA!!!
Vamos ganhar o campeonato ao norte frente aos portistas? parece-me um bom prato!!

(bela imagem, recebida da Laura)

tj

I'm back!!

espero que ninguém tenha pensado que me tinha reformado! I'M BACK, BETTER THAN EVER!!