sábado, 26 de junho de 2010

Presidênciais

Manuel Alegre defendeu hoje que o Presidente da República "não pode dizer que o país vive numa situação insustentável "
Segundo Manuel Alegre, cabe ao Presidente da República ser mentiroso, portanto...

tj

SCUT

Bem, eu não sou das economias e não percebo bem o custo das SCUT hoje em dia, não percebo o que a sua abolição pode aliviar nas contas públicas, não percebo o que implicou na altura do Guterres, aquando do estado-pai que tudo oferece, menos um futuro.
À partida o conceito de SCUT está errado: Sem Custos para o UTilizador é uma ideia dúbia que leva todos a pagarem o que poucos vão usar. Pode-se mudar isto pondo portagens e transformar a SemCUT em ComCUT, a.k.a. AutoEstrada. Isto levanta um problema: as pessoas que lá vivem que não têm alternativa viável. Então uma ViaVerde com isenção para quem não consegue mesmo encontrar um caminho alternativo (que tenha o mínimo de qualidade). Começa a discussão pouco pertinente sobre o controlo das pessoas com o tal chip. Só podem tar a gozar. Isto é não querer andar com o assunto para a frente...
Eu sei que corro o risco de estar a simplificar mas haja bom-senso e cuidado que nem todo o senso é do bom!
tj

FB, LGG, BO

Não vale muito a pena ler isto...
Não sou viciado mas uso. Não tenho especial orgulho em ser aderente mas não me envergonho. Não acho que se extraia muito dali de bom ou mal mas reconheço a utilidade que pode ter, para o bom ou para o mal. Parece-me sempre um pouco exagerado a importância e o que se discute sobre o FaceBook. Pronto, existe!
Não consigo perceber o valor do trabalho, não consigo perceber como é que tem tantos fãs. Não fez nada de novo, não fez nada de bom e realmente não fez mesmo nada. Faz umas músicas e mostra pele a mais. Lady Gaga é um fenómeno que me ultrapassa.
Não percebo a sociedade aderente e não percebo porque é que isto é relevante.
tj

António Variações



"É pr'amanha, bem podias fazer hoje" certinho!
tj

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Familia


Tudo em familia: agora limpamos os nossos irmãos e como vamos ficar em primeiro, depois limpamos os nuestros hermanos!!! venham eles!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quem sabe sabe



Cristi, já sabiasporque é que demoraste tanto tempo? mt bom
roubado ao Afonso
tj

Nadir Afonso


Nadir Afonso em retrospectiva no MNAC (Chiado). Obra entre os anos 30 e 60 de um dos mais notáveis portugueses, artistas, arquitectos. Trabalhou avec le Corbusier e não é preciso mais nada de nada de nada!
até dia 3 de Outubro!
tj

a sério?!

tj

Educação

afinal não foram só 3 que tentaram passar do 8º para o 10º. foram 149 (na realidade não consegui perceber se foram 149 que tentaram ou 459 ou 809 ou mais ainda, é um bocado confuso p estar horas da noite) mas foram muitos. quero ver quantos destes é que vão mesmo para o 10 ano.
tj

Férias?!

Bem, a apresentação do meu projecto foi hoje/ontem (dia 23). Bem que me esforcei para o resultado final mas quando pendurei os painéis no quadro, quando pus as maquetes direitas, quando abri o meu moleskine e comecei a recitar os harmonicamente as linhas de força do meu projecto numa explanação que correu melhor que a oral de História do José Hermano, enchi-me de orgulho e de realização.
Quem de direito abriu fogo e a destruição deu lugar ao espanto da harmonia e à cumplicidade pelo trabalho. Sempre um ou outro reparo, e legítimo, mas o tom era de boa disposição e o dia afigurava-se cúmplice. Levantou-se um dos meus professores para culminar o meu projecto e na minha cabeça o fim seria bom e potenciador (sabendo que elogio do meu trabalho seria elogio do próprio professor) eis se não quando arranca com a pancadaria gratuita. Upper cuts, rins, ganchos, saí daquele último discurso completamente K.O.. Questão a levantar: PORQUE É QUE É UM DOS MEUS PROFESSORES QUE ME DESTROI??? Os professores daquela faculdade por vezes são seres muito estranhos...
se tiver menos de 15 a projecto não estou de férias porque vou fazer melhoria! Raios.

(ainda sobre horas de trabalho: os meus ficheiros de CAD estiveram abertos durante aproximadamente 400horas. foram 4 meses de trabalho, logo 120 dias. tirando os fins de semana e feriados sobram aproximadamente 100 dias. Isto faz 4 horas de trabalho por dia, sem contar com o tempo que estou a riscar em papel ou em aulas. isto fez de mim um trabalhador de 8 horas por dia, aproximadamente. E depois ainda há professores com lata para dizer que eu não tive capacidade para resolver certas questões?! E falta de tempo, NÃO?!?!?)

tj

António Variações

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Mais uma vez, o grande!!
"Vou continuar a procurar o meu lugar"
tj

terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa Aleixo



Ainda o mundial, com as informações fundamentais p qqr apaixonado!
recebido do Ed
tj

Só para achincalhar

José Sócrates começou a dedicar-se à caça e, com a sua conhecida mania das grandezas, em vez de se dedicar às lebres ou às perdizes, resolveu ir ao Alasca caçar ursos.
Depois de vários dias à espreita, avistou um urso grande, apontou e abateu o animal. Estava a pular de alegria, quando sentiu uma pancadinha no ombro. Era um urso maior ainda, sacudindo a cabeça em sinal de desaprovação:
- Não deverias ter feito isso - disse o urso - Mataste um dos meus semelhantes, e agora vais ter de pagar. Preferes morrer ou ser violado ? Diante das circunstâncias, o Sócrates escolheu a segunda alternativa, entregando-se ao animal. Sobreviveu, mas jurou vingança. Um ano depois, voltou ao Alasca disposto a matar o urso que o violentara. Avistou-o, apontou e abateu-o com um único tiro. Logo sentiu uma pancadinha nas costas. Era outro urso, muito maior do que o que ele tinha matado. O bicho repetiu o discurso do ano anterior:
- Mataste um dos meus semelhantes e vai ter de pagar. Preferes morrer ou ser violado ? Sócrates nem queria acreditar naquilo ! A cena repetia-se ! Jurando vingança, entregou-se ao animal monstruoso. No ano seguinte, sedento duma desforra, voltou ao Alasca. Avistou o gigantesco urso, apontou e abateu o animal com um tiro certeiro. E sentiu outra pancadinha nas costas. Era um urso descomunal, que disse:
-Diz-me a verdade, tu não vens aqui p'ra caçar, pois não ?!

Mt bom, recebido do Francisco
tj

É o Portugal!!

SETE- zero???
malta, nos não somos assim tão bons! Não somos tão maus como contra a Costa do Marfim mas também não somos assim tão bons como contra a Koreia do Norte! Agora... ou queimámos os créditos dos golos todos e não cheiramos mais nenhum ou... até nos sentimos inspirados e fazemos boa figura contra os brasileiros!
Mas a boa figura frente aos brasileiros já começou. Nos 7 a 0, só portugueses de gema em campo. Foi bonito, até fiquei contente. Para quê o Pepe meio lesionado quando há o Bruno Alves ou o Raul Meireles a bombar? O Deco todo bolorento quando há o Tiago (agora inspirado) ou o Raul Meireles sempre a aparecer na frente? Para quê o Liedson qaundo há o Hugo Alemida ou o Cristi para jogar lá na ponta? Já perdi esperança no que toca ao hino (nem os mesmo portugueses cantam com devido empenho) mas ainda faz diferença olhar para a camisola e ver a bandeira da nação natal ou outra!! Não sou grande apologista de ter estrangeiros nas selecções e acho que se percebeu que até nos safamos bem sem os mesmos.
Vai ser um bom jogo na 6ª!! onde é que se vê?!
tj

Férias!!!

Estou de férias!!! Só para avisar...

António Variações

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



O grande António Variações!!! assim vale a pena andar na música!!
tj

Herois do Mar

Grande som!! vale a pena ir descobrindo!!

Amor
Brava Dança
Fado

tj

terça-feira, 15 de junho de 2010

trabalho...

2ª feira volto ao ataque, àquele belo velho ritmo de 10 posts por dia prque... estarei de feriassss!!! até la peço desculpa mas n vai dar. de qualquer maneira, este é a posta nr 401! not bad!

ate logo

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O 1º


Tshabalala 54' A. Sul (vs Mexico) granda golo!!!!

Mundial



parece que já arrancou!! uiui Agora já não há nada mais a fazer, carrega Portugal!!!!

Heróis do Mar

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Heróis do Mar - Fado. Que grande!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

aprender


Antes de me deitar, olho para o meu dia e observo o que fiz. A atitude pode ser 1) procurar apenas o que foi bem feito 2) procurar o que foi bem feito e mal feito 3) procurar o que foi bem feito e ficar contente, procurar o que foi mal feito e aceitar-lo como uma ajuda para melhorar.
O mesmo se pode passar com a história portuguesa. Podemos olhar para a história e apenas procurar o Pedro Hispano (papa João XX/XXI, conforme), os Descobrimentos, o Camões, o Pessoa, a Amália, o Eusébio e o Louçã ou podemos olhar para a história e procurar também o que foi menos bom no sentido do humilde reconhecimento que nem tudo são rozas e aprender com isso, como a escravatura, como a parte má do Marquês de Pombal, como a mudança para república por assassinatos, como o tempo de opressão aquando o fascismo, como toda a ala direita da política portuguesa actual!!
Bottom line: adorar (e legitimamente) o 25 de Abril mas esconder tudo o que antes aconteceu não faz sentido. Faz menos sentido ainda porque aquele troço da história faz parte de nós! Faz menos sentido ainda porque se não fosse aquele episódio prolongado de todos os portugueses não seriamos como somos, certamente!
Um deputado do BE opôs-se, cheio de energia, ao reconhecimento da existência longínqua da Mocidade Portuguesa. Por ele, riscava-se isso dos manuais, provavelmente. Mas... não será isso NÃO aprender com os erros?! Se calhar era preciso alguma objectividade...
tj

Educação

I. Nas últimas semanas, o humor do ministério da educação começou no grau de exigência das provas de final de ano. Numa prova do 6.º ano, os alunos foram confrontados com este desafio brutal: ordenar palavras por ordem alfabética. Repito: a prova era para o 6.º ano. Uma prova de matemática, também do 6.º ano, tinha perguntas complicadas como esta: "quantos são 5 + 2?". Tal como disse a sociedade portuguesa de matemática, 14 perguntas deste teste de aferição do 6.º ano poderiam ter sido respondidas por alunos da primária. Em nome das suas estatísticas, os pedagogos da 5 de Outubro estão a destruir qualquer noção de empenho e rigor. Isto até seria cómico, se não fosse realmente grave.
II. Há dias, o humor chegou à própria arquitectura das escolas. Um génio da "Parque Escolar" decidiu que a sala de aula já não pode ser o centro da escola, porque isso representa o passado, porque isso representa um ensino centrado, imaginem, no professor. A "Parque Escolar" quer "uma escola descentrada da sala de aula, em que os alunos se espalham por espaços informais, com os seus computadores portáteis, cruzando-se com os professores na biblioteca e discutindo projectos" . Alguém tem de explicar à "Parque Escolar" que uma escola não é um campo de férias. Alguém tem de explicar à "Parque Escolar" que o centro da escola é mesmo o professor. O aluno está na escola para aprender.
III. Já agora, aproveitando esta onda de humor involuntário produzida pela pedagogia pós-moderna, eu queria deixar uma proposta à "Parque Escolar" e ao ministério: que tal acabar de vez com o professor? Que tal substituir o professor por babysitters? Porque nesta escola "moderna" os professores são isso mesmo: babysitters. Uma salva de palmas para a 5 de Outubro.

por Henrique Raposo

Heróis do Mar

Assim é difícil não acordar bem disposto!



"dos fracos não reza a história"
let's go!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

trono


Se formos os melhores temos direito ao trono...

educação

"As escolas públicas não ensinam os nossos filhos a ler correctamente, mas querem ensina-los a "acariciar-se"."
Nem se quer questionando a educação sexual: é mesmo com este género de aulas que as gravidezes indesejadas ou as doenças transmissíveis ou o quer que seja vão diminuir? É tudo grátis...
Os alunos com mais de 15 anos e com o 8.º ano de escolaridade podem passar directamente para o 10.º
aposto que 3 pessoas vão tentar... e nenhuma vai conseguir. Diz que não é baixar de exigência porque os exames são os mesmos. Mas assim ninguém aprende com os próprios erros.


Continuar com a educação assim = não sair da crise nunca.

tj

Se me ouvisses

(imagem daqui)
Parece que o Governo não conseguiu comprar o cidadão, este queria mais uns dias para ir gozar o sol, à beira do Verão, e não ouvir mais barulhos que o descentrassem do Papa e do Benfica. E como tal, vamos embora, dia 8 de Julho mais um diazinho de manifestação. 5ª feira, que com sorte dá para ir mais cedo de fim-de-semana (os feriados e as tolerâncias de ponto não foram suficientes). Calçado condizente (agarro no raio da vuvuzela que vai sobrando do mundial) e vou lutar lutar (contra o senso comum, conhecimento empírico, bom senso, quase).
Desta vez a luta é contra... o mesmo que foi há uns dias. Da próxima será... contra o mesmo, contra tudo e todos e contra qualquer atitude que se tome, boa ou má e a um ritmo alucinante. Já se prometeu uma paralização para daqui a outros tantos dias. Algum dia vai parar? Talvez quando o país for à falência e talvez quando o mundo acabar. Mas então surgirá uma mobilização a contestar que o problema do mundo ter acabado foram as políticas que pouco favoreciam os pobres, para não falar dos ricos nem dos muito ricos, atenção, só para contestar e para recarregar energia. E depois ouvir-se-a o que os catastrofistas e destruidores de seriedade política mais gostam de dizer "Se nos tivessem ouvido...".
Se se desse ouvidos todo este cenário passaria de hipótese para certeza só que então não haveria a derradeira manifestação. o que aconteceria então? a culpa seria do fado, certamente...

Vou-me manifestar contra a manifestação e lutar contra a descriminação da descriminação. Estão a ver o que me fazem?!

YEI

Esta semana celebrou-se o primeiro casamento lésbico. Grande alegria para aquelas duas senhoras que agora passaram a ser esposa e esposa. Já têm todos os direitos que um casal normal (um homem e uma mulher, para esclarecer) tem, apesar de não serem iguais. É um casamento contra a descriminação só que neste caso, parece ridículo não haver descriminação. Não é contra elas, é contra o casamento delas. Não é querer entrar na mesma luta outra vez mas XX/XY é diferente de XX/XX, não é?!
Vou lutar contra a descriminação da descriminação...
E parece que foi directamente encomendado o artigo que saiu na presente semana numa revista americana. Supostamente os filhos de casais homossexuais são melhor sucedidos e menos agressivos. É de salientar que os casais não foram escolhidos aleatoriamente (assim também eu... ). Mesmo assim, não consegui ir ao site da revista e não sei o que significa este "maior sucesso" nem esta "menor agressividade" mas tudo me parece pouco saudável. Em que adultos é que estas crianças se vão tornar? Existe uma ordem natural (que vem da Natureza) no crescimento e os exemplos são fundamentais.
Não escrevo outra vez sobre o assunto.
tj

Prognósticos

Prognósticos só antes dos jogos começarem, se não não eram prognósticos, eram posgnosticos (haha)! Quem se perfila como favorito por começar já com pontos:

Inglaterra - 1 (Beckham)
Alemanha - 1 (Ballack)
Holanda - 1 (Robben)
Portugal - 1 (Nani)
Costa do Marfim - 1 (Drogba)
França - 2 (Gallas e Toulalan)

lets go!!

Reflexões díspares #6

#6 - Ontem fiz a minha última frequência da vida inteira. Agora já só me resta projecto para fazer, para sempre e isso sabe bem.

arquitecturas

Já toda a gente deve ter passado pelo desconforto de ter que dizer "não" a programas pela disponibilidade ZERO que tem, apesar de apetecer horrores. Às tantas já chateia dizer sistematicamente que não mas é pelo bem maior, é pelo trabalho... pois bem, tenho andado assim nas últimas semanas e a razão é esta:
A escala é 1.50 e nesta escala já tem que aparecer tudo controlado. os detalhes dos puxadores, etc e tal. Os renders (tipo fotografias de uma maquete só que no pc) não ao óptimas mas com o tempo vai se afinando! daqui a 15 dias é a minha entrega final, uiui
tj
tj

Heróis do Mar

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Tão bom!! "Amor"! Esta banda apenas viveu apenas na década de 80. Paulo Pedro Gonçalves , Carlos Maria Trindade, Tozé Almeida, Pedro Ayres Magalhães, Rui Pregal da Cunha em 81 lançaram este projecto. Acabou por se desfazer por conflitos internos mas ficou o legado, não muito conhecido mas de grande qualidade! estou agora a descobrir muito também! Um cheirinho extra aqui
tj

Música em português

Nova vaga

João Coração
Os Velhos
João Só
Tiago Bettencourt
Os Golpes
Samuel Úria
Tiago Guillul
Diabo na Cruz
B Fachada

e quem diz que não se faz boa música? ainda faltavam aqui algumas bandas que começam sempre por "os" e acabam em "areia" ou "quais" ou negros" ou assim mas ninguém fica ofendido... E agora... vou seguir na onda nacionalista!!
tj

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Expo Shangai

Toda a gente se lembra disto, em 98!
Agora é em Shangai é assim! bem bom!
recebido da Inês
tj

Variações

Variações avariadas! prometo que me calo já com músicas mas tropecei nesta. Assim sim, vale a pena. Uma vénia ao grande António Variações, que muitas saudades musicais deixa!



tj

Filipa Daniela



quem é esta gaja??
Hoje em dia não se liga ao festival da Eurovisão. Talvez para os emigrantes seja importante mas mesmo assim pouco deve valer. Eu não tinha percebido mas o processo até chegar a ela é complicado. Quem ganhou foi a Filipa Daniela com uma grande música "há dias assim" fica a letra e um grande viva à wikipédia

Há dias assim
Que nos deixam sós
A alma vazia
A mágoa na voz

Gastámos as mãos
Tanto as apertámos
Já não há palavras
Foi de tanto as calarmos

Há uma canção
Que não te cantei
Versos por rimar
Poemas que nunca inventei

Quem nos pôs assim?
A vida rasgada
Quem te me levou?
Roubou-me a alma
Mas de ti não sabe nada

Há dias assim
Não há que esconder
Recear palavras
Amar ou sofrer

Ocultar sentidos
Fingir que não há
Há dias perdidos
Entre cá e lá

Há uma canção
Que não te cantei
Versos por rimar
Poemas que nunca inventei

Quem nos pôs assim?
A vida rasgada
Quem te me levou?
Roubou-me a alma
Mas de ti não sabe nada

Sei que um dia saberás
Que a vida é uma só
Não volta atrás

Quem nos pôs assim?
A vida rasgada
Quem te me levou
Roubou-me a alma
Mas de ti não sabe nada.

Aposto que se fosse aos Ídolos não passava da primeira fase! PORQUÊ MALTA?!
tj

João Coração

Assim é difícil não acordar bem disposto!


bem castiça esta música apesar de estar com dificuldade em gostar das outras. mas esta é castiça!!