sexta-feira, 28 de outubro de 2011

14 meses em 1 ano

Um ano tem12 meses.
Cada pessoa trabalha 11 meses.
Porquê receber 14 meses?


A discussão dos 14 meses é anterior à necessidade de cortes. Por ignorância (e por não ter encontrado nada que me conseguisse elucidar) não sei quando, nem em que parte do mundo nem porque é que começou a dinâmica dos 13/14/15 meses. Acredito que não faça sentido (pelo menos utopicamente). Porque é que quem me emprega, em vez de distribuir o meu salário anual por 12 meses o faz por 14? Sinto-me pouco valorizado na minha capacidade de gestão do dinheiro. E mesmo sabendo que essa capacidade hoje em dia não sobra, nada como uma educação por experiência própria.


Até já!

2 comentários:

  1. é meramente uma questão de forma. Tu recebes um X anual bruto e depois as empresas podem dividi-lo e dar-to em quantos meses queira. Cá em Espanha só se fala em ordenado anual, depois cada empresa decide se divide esse montante em 14 ou 12 "pagos". ou seja, n há a questão do subsidio!!! Chamar-lhe subsidio tens 2 razoes a meu ver:
    1. é uma questão de marketing. As pessoas sentem-se bem por receber um "subsidio". mas no fundo no fundo isso faz parte do ordenado anual! o corte dos ditos subsidios no fundo no fundo é como cortar um % do teu ordenado anual. Tu até podes escolher receber só 10 parcelas. é igual! 2. a malta não sabe gerir o seu dinheiro. então o estado porque é "tão" bom para os seus cidadaos (ler c ironia), dá uma ajudinha e decide que se deve dar 14 meses para que no natal e verão as pessoas tenham mais liquidez!ler bem, liquidez!

    enfim... patetico!

    e a questao dos politicos reformados n terem corte nos subsidios pq só recebem em 12 meses... tb n devia ser uma questao. corta-se-lhes o ordenado na % equivalente ao corte dos subsidios... +- 14,3%!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante o comentário. Já tinha ouvido/lido essa perspectiva do ordenado anual. Faz todo o sentido!

    ResponderEliminar