Deixo antes o texto que deu origem a tudo isto, escrito pelo Pe. Vasco Pinto Magalhães, s.j.. Vale a pena investir 7 minutos a ler.
A primeira dimensão é o contacto com a Natureza: contacto directo, ao ar livre, com a montanha e os rios, as plantas e os animais; os agregados humanos, as diferentes zonas, as riquezas e as misérias da nossa "geografia". Conhecer, respeitar, apreciar criticamente e saber dar-lhes lugar: saber os nomes, desvendar os mistérios da noite, contemplar as estrelas e o nascer do sol é integrador. De igual modo o respeito pelo próprio corpo, por vezes, posto à prova; o frio e o calor, a fragilidade e fortaleza, bem como o habituar-se ao essencial, que o viver numa tenda tão bem simboliza, desperta para os segredos da criação. Deixar-se fascinar por ela traz a interrogação sobre o Criador. Contemplar a beleza e sofrer com a degradação faz surgir a necessidade de escolher o equilíbrio austero e de apurar o "tanto quanto" do uso dos bens postos à disposição da nossa liberdade. Isto tudo nos põe frente a frente com um Deus de bondade (e de mistério) que tudo entregando em nossas mãos não impede o nosso "mau uso", mas nos faz perceber que se delapidarmos em vez de desenvolver e humanizar, estamos a cavar a própria infelicidade. Aqui está o sentido ecológico da vida a que o cristianismo sempre fez referência promovendo uma contemplação que não se demite da intervenção. E é assim que também se percebem e relativisam os bens do mundo urbano. |
A segunda dimensão é a vida de grupo e a amizade. Há equipas livres de tenda e criatividade espontânea e equipas organizadas de jogos e serviços. Adquirir o sentido de corpo pela partilha, pelo valorizar dos próprios talentos e confronto e apreço pelos dos outros, sem competição primária (sendo competitivo e competente): é-se chamado a dar valor às diferenças sem deixar de crescer em auto-estima. Saber ser feliz e "vencedor", não porque se tem a melhor equipa, mas porque se tira o melhor partido e porque, desportivamente, se luta para alegria de todos. Aqui se escondem e despontam duas virtudes tão humanas e cristãs : a solidariedade e a gratuidade. Pôr ao serviço a alegria e a imaginação , tanto nos jogos como na reflexão como, igualmente, no lavar da loiça em equipa, ou o ajudar na cozinha... ou até mesmo o tratar do lixo, pode ser ocasião de divertimento e de amizade. Novos amigos, rapazes e raparigas, procurando um são convívio dos sexos, atendendo à psicologia das idades, acontecem para além das regiões de origem e dos estratos sociais. No Campo, despojados dos artifíciops da cidade, cada um vale mais pelo que é do que pelo que tem. Que cada um se descubra membro de uma comunidade, onde todos fazem falta a todos e não só pelo que produzem. A isto os primeiros cristãos chamaram de Igreja. E aí está o segredo da paz: ela é fruto das relacções humanas de apreço mutuo e da corresponsabilidade. |
A terceira dimensão tem a ver com os trabalhos e tarefas, as mais variadas e rotativas. É o serviço: desde cavar uma latrina e ir buscar àgua para os outros até estar atento para se oferecer nas necessidades que surgem. E, para os animadores, sobretudo, é levantar-se de noite para esticar uma tenda, atender calmamente ao que chora; é não poder participar num jogo porque se fica a preparar a caminhada ou a sopa... Este também é o capitulo da criatividade, do sentido estético, mas também do sacrifício... da alegria de ajudar e de renunciar, da humildade de fazer sem esperar louvores e de se deixar ajudar. O Campo ajuda a revelar talentos e a consolidar e purificar outros tantos. "Nunca tinha pensado que era capaz de limpar uma latrina!... nem imaginava que podia fazer os outros rir". Vencer preconceitos e arriscar-se a falar e a participar faz descobrir que o mundo pode ser mais justo. O ideal da justiça deixa de ser uma utopia, o trabalho deixa de ser um peso ou um castigo, mas torna-se uma missão que realiza quem a cumpre e renova o mundo. |
A quarta linha de força é a experiência da Fé que fundamenta Justiç a e inspira as outras dimensões . Propões-se uma fé que seja uma relação pessoal de confiança com um Deus vivo na História e na minha história, que mostrou a sua cara em Jesus e continua actuante, libertador dos medos e dos egoísmos e responsabilizante pelo crescimento de todos e cada um. Mais do que dar uma Doutrina que também é importante esclarecer em linguagem adaptada a cada idade, trata-se de fazer experimentar a alegria dessa presença amiga e libertadora. Para isso cada Campo de Férias tem, o seu Tema de fundo evangélico que vai sendo desenvolvido cada dia. Começa-se, logo pela manhã, com o Bom Dia Senhor, impulso da jornada, desde aos jogos aos serviçosi; e segue-se com uma Palavra-chave (ponto de esforço), para tudo Avaliar, ao final do dia. Este deve acabar em cântico de agradecimento, despedida e paz. As Missas de Campo preparadas por todos serão sempre pontos altos de participação na festa do perdão e na comunhão, como alimento das forças para o caminho. E o testemunho dos mais velhos, directores e animadores, em verdade e simplicidade, é fundamental. Todos preparam e celebram: em grupos escolhem os textos, fazem as orações e os cânticos, procuram símbolos da vida para oferecer... Nasce assim uma liturgia despojada, de linguagem, viva, onde até o local e o altar é feito e preparado pelos grupos. A fé assim vivida e ligada aos acontecimentos, o evangelho assimilado e até teatralizado, posto nos nossos dias, há-de dar os seus frutos orientando e inspirando as opções de futuro. |
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