quarta-feira, 29 de setembro de 2010

David Fonseca

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Grande clássico dos Silence 4!!
tj

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Netp@



O Netp@ é o sistema informático pelo qual os alunos se podem inscrever (pela net, claro está). Não se sintam ofendidos! é só porque é mesmo desesperante!! mt bom!

Fulano, Cicrano e Beltrano

Fulano diz que Cicrano não quis negociar porque era teimoso e bisbilhoteiro. Cicrano diz que Fulano é mentiroso e dissimulado e que não quis negociar. Não se chegou a lado nenhum porque um deles não quis negociar (ou será que essa é a vontade de ambos?). Ou Fulano ou Cicrano é mentiroso.
E Beltrano onde é que fica? Fica apaticamente lixado. Mentir já não é pecado...

Raios

Henrique Raposo

I. Em Maio, o PS pediu mais impostos, porque o "mundo mudou numa semana". Lembram-se dessa? Em Maio, o mundo mudou numa semana, segundo o nosso primeiro-ministro. Bom, o PSD lá fez o acordo: sim, senhora, há mais impostos, mas, em troca, a despesa tem de cair. Estamos em Setembro, a receita está em alta (graças aos impostos), mas a despesa não pára de aumentar. Por incompetência e por cobardia política, o governo não está a cortar na despesa, ou seja, não está a cumprir o acordo que fez com o país (não foi só com o PSD). Pior: o PS não cumpriu o que prometeu e, agora, ainda por cima, aponta o dedo ao PSD, tentando culpabilizar os laranjinhas. Como salientou Martim Silva, a actuação do governo está a ser lamentável.

II. Por amor de deus, nós temos 14 mil organismos (14.000) atrelados ao orçamento de estado. Isto, meus amigos, é um escândalo. Há por aí 14 mil coisas e coisinhas a sugar os nossos impostosAlguém pode dizer com cara séria que todas estas 14 mil instituições são necessárias? Não é evidente que centenas e centenas destes organismos (sobretudo institutos e fundações) deviam ser extintos? Dr. Teixeira dos Santos, V. Exa. está a gozar com quem? Há por aí 14 mil entidades públicas, e V. Exa. só pensa em aumentar impostos? De onde vem essa sua obsessão carnal pela minha carteira? , e o PS não é capaz de cortar umas centenas destes organismos?

continua

no Expresso

Ring a bell

Cartaz da JSD

David Fonseca

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Silent Void. Bem, eu sou suspeito porque gosto muito de DF mas esta música ao vivo deve ter sido esmagadora! O som não é brilhante mas vale muito a pena vibrar com isto!

tj

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palácio da Pena

os Golpes

Nova música dos Golpes. Boa cena



tj

Oktoberfest!!

Já esta. Que saudades!!! Oktoberfest já arrancou. Muito se bebe, come e dança. Dias de Excesso para comemorar a unificação da Alemanha. Está quase a fazer 2 anos que fui para Stuttgart. Ui que me faz falta aquele heffe de 1/2 litro de sonho ao fim da tarde.
ate já

a sério?

Cientistas mostram, através de simulações computarizadas, que a divisão do Mar Vermelho por Moisés, conforme está descrita no livro do Êxodo, pode ter sido consequência de um fenómeno atmosférico.

Com todo o respeito por quem trabalha nisto, com o mesmo respeito por que acredita literalmente no que está escrito e pelos demais: há a hipótese de o mar não ser ter dividido? de qualquer maneira, isso não interessa nada. O que interessa é a maneira como as dificuldades foram ultrapassadas, não apenas com a força humana.

tj

Carris

Yess, agora a carris já tem net nas carreiras. Vou eu, de manhã, para a faculdade, na hora de ponta. Saco do meu PC e pimbas, começo a surfar na net, cheio de estilo, no país tecnológico (isto claro que não é para quem tem iphone ou BB, esses tem net de qqr maneira em qqr lado!!). Eis se não quando... "Verifique se está ligado a uma rede". Não, não estou. Só há net no 36 e no 745. Boa pá! e investir em alguma coisa realmente importante ou no ar condicionado, que teimam em não usar no inverno porque está frio la fora?!??!
Raios que a estupidez incomoda. foi só um desabafo.
tj

Educação

Já um pouco atrasado mas aqui fica.
Estou com medo...



O medo confirma-se. O que é que é isto? Eu agarrava aqui na minha máquina fotográfica, escrevia um texto com mais pés e cabeça e dava a cara que era mais credível. Depois claro que acabamos nisto:



É de ressalvar a boa capacidade de síntese do aluno. Por mim estava passado com distinção a português.

tj

Yess

Lets goings
tj

David Fonseca

Assim é difícil não acordar bem disposto!!



Grande! "Our hearts will beat as one". Este tipo é uma máquina!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Verão


Que belo Verão. Fotografia da Mafalda, que nível!!
"oh tempo, volta p'ra trás"
tj

Errol Brain


Os Lobos contam com um novo seleccionador. Tomaz Morais dedica-se à direcção técnica da FPF e agora é Errol Brain (com 42 anos, integrava ocomando da provincia de Bay os Plenty e foi ainda capitão dos NZ Maoris) a assumir o primeiro cargo. Frederico Sousa, ex-internacional, dedicar-se-a mais a fundo aos 3/4.

Henrique Raposo

I. É bom ter memória. Há um ano, Ferreira Leite e José Sócrates enfrentaram-se num debate televisivo, o mais importante das eleições legislativas. Na altura, eu disse que Ferreira Leite saiu vencedora desse embate. "Ah, estás louco?", foi a reacção de boa parte das pessoas. "Então não vês que ele é melhor na TV?!". Pois, de facto, Sócrates é mais fotogénico do que Ferreira Leite. Mas há um problema grandote nessa abordagem: a Política não é a Chuva de Estrelas. Para mal dos pecados de propagandistas como Sócrates, a política tem de lidar com a realidade a não com a realidade virtual do power point. Enquanto Ferreira Leite falou da realidade, José Sócrates criou a sua realidade paralela, onde o TGV era imprescindível e onde o endividamento não era um problema. Lembram-se do que dizia José Sócrates quando Ferreira Leite levantava o problema do endividamento? Eu ajudo: o primeiro-ministro punha um ar de desprezo e dizia "por amor de deus", ou "basta de bota-abaixismo". Na altura, escrevi isto:

Vasco Pulido Valente afirmou que este foi um embate "entre um propagandista (aliás, bom) e uma pessoa séria". Eu diria que foi um embate entre um político que nunca sai do power point virtual (Sócrates) e um político que nunca sai da realidade (Ferreira Leite). Sócrates desprezou, por completo, o problema do endividamento. Como é que o PM pode desprezar o facto mais marcante da economia portuguesa?

Um ano depois, não mudo uma linha. Mais: desde Novembro (dois meses depois das eleições), o país vive ensombrado pela dívida e pela incapacidade do PS em lidar com esse problema.

II. Ferreira Leite tinha razão, mas o país não quis saber. Preferiu ir na cantiga do propagandista. Sim, Ferreira Leite nunca percebeu que, em democracia, não basta ter razão. É preciso criar um discurso que entre no ouvido das pessoas. Sem dúvida, que Ferreira Leite falhou nisto. Mas também não se pode esquecer a forma como a elite (jornalistas e comentadores) trataram Ferreira Leite. A "velhota" era sempre gozada. Eu até percebo que o "povo" vá na cantiga irrealista de José Sócrates. Mas já não percebo a forma como a elite se comportou. Não percebo. Este elite (jornalistas e comentadores) deve vigiar o poder, deve comparar o discurso com a realidade. Ora, Ferreira Leite tinha razão, os factos deram-lhe razão, e, mesmo assim, a ex-Presidente do PSD continua a ser "gozada" pela elite. O que isto nos diz sobre a nossa cultura política?

III. Setembro de 2010 está a meter todo o peso da realidade nos argumentos de Ferreira Leite. Aqueles que, em Setembro de 2009, apenas gozavam com Ferreira Leite deviam pensar naquilo que andam a fazer. Política não é a Chuva de Estrelas.


no Expresso

BOLA

1- O porto está a bombar de uma maneira assustadora. Parece que o VB é mm bom treinador
2- O Sporting não está assim tão bem. Parece que o PS não é assim tão bom
3- O Benfica.... "ainda há muitos frangos para virar". Agora é que se vai ver se o JJ é mesmo bom
4- Os árbitros portugueses são uma vergonha
5- O PAULO BENTO????

TJ

David Fonseca

Assim é dificil não acordar bem disposto!



Este tipo é mesmo cromo!! grande grande som e um clip engraçado! Um dos primeiros singles dele "The 80's"

tj

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Homens da Luta

Deixaram saudades



Para quem ainda não tinha visto!! tão bom

Heineken



Eu reagiria da mesma maneira!!! um frigorífico assim cheio de jola assim!

Estado do Estado

Alguém acha mesmo que a Ministra da Cultura disse alguma coisa nova? Agora é transpor a ideia de procura de novas maneiras de sustentar este ministério para tudo o resto, como já impunha Angela Merkel.
Não acho que o problema de Canavilhas seja o timming político. Acho que o problema dela foi ser sincera porque isso, hoje em dia na política, pode ser, lamentavelmente, um problema.
tj

Henrique Raposo

I. A ministra da cultura esqueceu, por momentos, o refrão socrático, e apontou para a realidade: o Estado Social está a colapsar , porque é demasiado grande, porque gasta aquilo que a sociedade não consegue criar. Sucede que esta conta simples incomoda os ouvidos sensíveis da nossa esquerda, a mais jurássica de toda a OCDE. E, agora, a dra. Canavilhas vai receber um telefonema e ouvir aqueles berrinhos insuportáveis do primeiro-ministro. Mas, com ou sem berrinhos de José Sócrates, a realidade está a fechar a porta, e mais gente vai dizer aquilo que Canavilhas afirmou. E aqui entra em jogo a proposta de revisão constitucional do PSD, que está a ser recebida com os berrinhos do irrealismo reinante.

II. Não crescemos como deve ser há 11 anos, a despesa do Estado não pára de aumentar, pagamos 6% sobre a nossa dívida, todos os dias há notícias sobre o colapso do Estado e do Estado Social (escolas que fecham, juntas de freguesia sem dinheiro, etc.), e, mesmo assim, o PS e os pivots de TV - esses oráculos da nação - não aceitam a legitimidade de uma proposta que pretende reformar este estado de coisas. Ou seja, a proposta do PSD nem sequer é discutida racionalmente. Nem sequer se chega à parte em que se concorda ou se discorda. Não. A proposta é rejeitada à partida, sem discussão. De facto, não é preciso mudar nada em Portugal. Está tudo óptimo.

III. Aliás, as TVs têm tratado estes assunto com histerismo verbal e com desonestidade intelectual. Dizem-me que Rodrigues dos Santos abriu o Telejornal de ontem repetindo o seguinte: "PSD acaba com educação e saúde tendencialmente gratuitos". Eu não vi, mas estou a ver o filme. Ora, são estas bombas populistas que criam um sociedade irreformável, onde é impossível desenvolver um debate racional sobre os nossos problemas. Estamos na fossa, mas grita-se contra aqueles que dizem "olhem, estamos na fossa, se calhar temos de secar isto". Rodrigues dos Santos e afins nunca explicam o estado comatoso das nossas contas, nunca explicam às pessoas que as despesas com a saúde são incomportáveis, e depois lançam estas bombas contra aqueles que apontam o dedo para a realidade insustentável. Rodrigues dos Santos leu a proposta do PSD? Todas as TVs estão dominadas pelo spin dos assessores de Sócrates?

IV. Meus amigos, o país está a chegar a um ponto em que o debate principal não é entre esquerda e direita, ou entre liberais e não liberais. O principal debate é entre aqueles-que-olham-para-a-realidade e aqueles-que-evitam-olhar-para-a-realidade. O PSD, bem ou mal, está a olhar para a realidade, a apresentar propostas para o país sair do buraco. Em resposta, o que faz o PS? Diz que não estamos no buraco, diz que está tudo bem. Nós estamos a pagar 6% sobre a nossa dívida, mas o PS diz que está tudo bem. Isto até é cómico.

Benfica

Finalmente vimos o Benfica a jogar a bola mas... não durante o jogo inteiro. Houve momentos realmente bons (e sabe tão bem ver o Aimar a bombear) mas no geral a coisa não foi nada famosa.
O que é que se passa? É certo que a exigência dos adeptos, agora, é mais que muita mas não consigo perceber como é que a qualidade desceu tanto. Não é o Di Maria ou o Ramires que faltam (apesar de fazerem falta). Cá para mim foi entrar no campeonato pouco concentrados de peito cheio.
Já sabemos que não somos invencíveis. Agora já podemos ficar contentes com vitórias por 1 ou 2 a 0? Nem por isso, temos que nos nivelar por cima!!

Reflexões díspares #9

9# - Atão chaval??

Madredeus

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Ontem morreu um dos fundadores dos Madredeus, Francisco Ribeiro. Fica uma das obras deste grupo, banda sonora de um grande filme de Wim Wenders, "História de Lisboa".
tj

terça-feira, 14 de setembro de 2010

After Ben

Depois da visita de Bento XVI algo mudou. Não continua tudo na mesma e como tal, a Companhia de Jesus (através de Perru, Gonçalo CF, Carlos Carneiro e José Silva) propõe o AFTER BEN! De 1 a 3 de Outubro, em Cerenache (Coimbra), um fim-de-semana para quem quiser (sim, para quem quiser) para aprofundar, cultivar, rezar ou conviver num ambiente saudável. Mesas redondas, discussões, orações, etc. Vale a pena investir este fim-de-semana num programa diferente e estimulante! Viver este tempo AFTER BEN
Até Lá!

Vida



Já velhinha a conferência mas eternamente apaixonante. Ouvir e reouvir e tornar a ouvir e retornar a tornar ouvir.

Morri cheio de "saúde", passei o tempo a poupar-me.
Mas tu viveste ou andaste por aí?

Valet Parking

Ora pois bem, sempre soubemos da especial aptidão e olho que o Miguel e o Duarte tinham para o negócio. É tão notável que até saiu uma pagina no Expresso inteiramente dedicada a estes jovens empreendedores. É de tirar o chapéu! Fica o link aqui para quem ainda não leu. Parabéns.
Eles estacionam-lhe o carro

CAMTIL II

Qualquer posta que escreva, por mais "eloquente" que a consiga, nunca fará justiça à importância do Camtil na minha vida.
Deixo antes o texto que deu origem a tudo isto, escrito pelo Pe. Vasco Pinto Magalhães, s.j.. Vale a pena investir 7 minutos a ler.

A primeira dimensão é o contacto com a Natureza: contacto directo, ao ar livre, com a montanha e os rios, as plantas e os animais; os agregados humanos, as diferentes zonas, as riquezas e as misérias da nossa "geografia". Conhecer, respeitar, apreciar criticamente e saber dar-lhes lugar: saber os nomes, desvendar os mistérios da noite, contemplar as estrelas e o nascer do sol é integrador. De igual modo o respeito pelo próprio corpo, por vezes, posto à prova; o frio e o calor, a fragilidade e fortaleza, bem como o habituar-se ao essencial, que o viver numa tenda tão bem simboliza, desperta para os segredos da criação. Deixar-se fascinar por ela traz a interrogação sobre o Criador. Contemplar a beleza e sofrer com a degradação faz surgir a necessidade de escolher o equilíbrio austero e de apurar o "tanto quanto" do uso dos bens postos à disposição da nossa liberdade. Isto tudo nos põe frente a frente com um Deus de bondade (e de mistério) que tudo entregando em nossas mãos não impede o nosso "mau uso", mas nos faz perceber que se delapidarmos em vez de desenvolver e humanizar, estamos a cavar a própria infelicidade. Aqui está o sentido ecológico da vida a que o cristianismo sempre fez referência promovendo uma contemplação que não se demite da intervenção. E é assim que também se percebem e relativisam os bens do mundo urbano.

A segunda dimensão é a vida de grupo e a amizade. Há equipas livres de tenda e criatividade espontânea e equipas organizadas de jogos e serviços. Adquirir o sentido de corpo pela partilha, pelo valorizar dos próprios talentos e confronto e apreço pelos dos outros, sem competição primária (sendo competitivo e competente): é-se chamado a dar valor às diferenças sem deixar de crescer em auto-estima. Saber ser feliz e "vencedor", não porque se tem a melhor equipa, mas porque se tira o melhor partido e porque, desportivamente, se luta para alegria de todos. Aqui se escondem e despontam duas virtudes tão humanas e cristãs : a solidariedade e a gratuidade. Pôr ao serviço a alegria e a imaginação , tanto nos jogos como na reflexão como, igualmente, no lavar da loiça em equipa, ou o ajudar na cozinha... ou até mesmo o tratar do lixo, pode ser ocasião de divertimento e de amizade. Novos amigos, rapazes e raparigas, procurando um são convívio dos sexos, atendendo à psicologia das idades, acontecem para além das regiões de origem e dos estratos sociais. No Campo, despojados dos artifíciops da cidade, cada um vale mais pelo que é do que pelo que tem. Que cada um se descubra membro de uma comunidade, onde todos fazem falta a todos e não só pelo que produzem. A isto os primeiros cristãos chamaram de Igreja. E aí está o segredo da paz: ela é fruto das relacções humanas de apreço mutuo e da corresponsabilidade.

A terceira dimensão tem a ver com os trabalhos e tarefas, as mais variadas e rotativas. É o serviço: desde cavar uma latrina e ir buscar àgua para os outros até estar atento para se oferecer nas necessidades que surgem. E, para os animadores, sobretudo, é levantar-se de noite para esticar uma tenda, atender calmamente ao que chora; é não poder participar num jogo porque se fica a preparar a caminhada ou a sopa... Este também é o capitulo da criatividade, do sentido estético, mas também do sacrifício... da alegria de ajudar e de renunciar, da humildade de fazer sem esperar louvores e de se deixar ajudar. O Campo ajuda a revelar talentos e a consolidar e purificar outros tantos. "Nunca tinha pensado que era capaz de limpar uma latrina!... nem imaginava que podia fazer os outros rir". Vencer preconceitos e arriscar-se a falar e a participar faz descobrir que o mundo pode ser mais justo. O ideal da justiça deixa de ser uma utopia, o trabalho deixa de ser um peso ou um castigo, mas torna-se uma missão que realiza quem a cumpre e renova o mundo.

A quarta linha de força é a experiência da Fé que fundamenta Justiç a e inspira as outras dimensões . Propões-se uma fé que seja uma relação pessoal de confiança com um Deus vivo na História e na minha história, que mostrou a sua cara em Jesus e continua actuante, libertador dos medos e dos egoísmos e responsabilizante pelo crescimento de todos e cada um. Mais do que dar uma Doutrina que também é importante esclarecer em linguagem adaptada a cada idade, trata-se de fazer experimentar a alegria dessa presença amiga e libertadora. Para isso cada Campo de Férias tem, o seu Tema de fundo evangélico que vai sendo desenvolvido cada dia. Começa-se, logo pela manhã, com o Bom Dia Senhor, impulso da jornada, desde aos jogos aos serviçosi; e segue-se com uma Palavra-chave (ponto de esforço), para tudo Avaliar, ao final do dia. Este deve acabar em cântico de agradecimento, despedida e paz. As Missas de Campo preparadas por todos serão sempre pontos altos de participação na festa do perdão e na comunhão, como alimento das forças para o caminho. E o testemunho dos mais velhos, directores e animadores, em verdade e simplicidade, é fundamental. Todos preparam e celebram: em grupos escolhem os textos, fazem as orações e os cânticos, procuram símbolos da vida para oferecer... Nasce assim uma liturgia despojada, de linguagem, viva, onde até o local e o altar é feito e preparado pelos grupos. A fé assim vivida e ligada aos acontecimentos, o evangelho assimilado e até teatralizado, posto nos nossos dias, há-de dar os seus frutos orientando e inspirando as opções de futuro.

CAMTIL

Foram 14 anos de evolução. Mosquitos, Aranhiços, 16 Anos, Melgas, Tremelgas, Camaleões, 20 Anos, Cifa, Melgas, Nataa, Melgas, Melgas, Cifa, Melgas, Cifa, Tremelgas, 25 Anos, Cifa, Tremelgas. 5 campos enquanto participante e participação nos 16 e nos 20 anos. Cifa que me fez aprender a ser animador dos campos e de muito mais. Nataa que me fez reinventar a maneira de olhar. 6 campos enquanto animador dos quais metade enquanto director. 3 Cifas para passar testemunho, o último enquanto director. Pelo meio, parte da direcção do Alface. Ainda, director dos 25 Anos.
Tenho esta Associação em mim: não só pelo passado mas também pelo que muda constantemente no meu futuro, para melhor. Fecha-se um ciclo. Não há pesar. Olho para trás e só vejo crescimento. Onde antes, em mim, só acontecia vácuo, agora existe vida e uma continuidade assegurada. Retiro-me agora por já não ter energia nem disponibilidade interior para garantir mais. Retiro-me depois de ter tentado oferecer mais anos com maior qualidade ao Camtil. Dou o meu lugar com um grande sorriso, de joelhos a quem me orientou, agradecido. Isto faz bem, Isto é bom! Grande cena esta do CAMTIL!
A minha missão agora passa por mim. Acabar faculdade bem concentrado, encontrar sustento para este ano que se aproxima, meio estranho, estar mais presente na vida de várias pessoas que me convidaram para a sua. Apetece-me este ano. Apetece-me olhar para este com os olhos de Deus, que fui aprendendo a captar através do Camtil.Vou continuar a trabalhar
Até ao fim!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Toy Story 3

Bem, são 3 histórias dentro de uma só. Toy Story 3 é fora de série. Tem uma moral bastante simples (como um filme para crianças deve ter) mas o meio para la chegar não é nada regular. Se ao entrarmos na sala de cinema estivermos mentalizados que vamos ver um filme deste género, tem pilhas de graça (dá 15 a 0 ao Shrek). Se ainda forem a tempo, vão se divertir como crianças, que sabe tão bem!!
tj

Miguel Sousa Tavares

Bom romance para o Verão. Os olhos fluem pelas paginas sem dificuldade nenhuma e quando se dá por isso já somos parte integrante da espiral negativa final do Luis Bernardo. Gostei do livro mais pelo que pegar nele significava e me fazia viajar do que pelo enredo propriamente dito, apesar de estar muito bem construído e das personagens serem todas intrigantes e interessantes. Tem que se ler o "Equador" e apesar de ter gostado, acho que é um pouco sobrevalorizado.
até já!

Milan Kundera

A "Valsa do Adeus" é uma obra notável. A dança que se lê entre as personagens, entre a vida e a morte, entre a veracidade e a falsidade é notável. O pretexto é uma gravidez encomendada e a partir daqui temas tão banais como a vontade de deixar um marco no mundo, como a confiança, como a mentira, como a angustia são descritos pelo percurso dos 8 intervenientes. Chega a ser cómica a leveza com que se escreve este romance tão denso.
tj

Reflexões díspares #8

8# - Depressão pós férias?!

Sérgio Godinho

Assim é difícil não acordar bem disposto!



Pois soube-me a pouco. Pois soube-me a tanto!!
Até já