terça-feira, 6 de abril de 2010

CIFA 2010


Curso Intensivo de Formação de Animadores! Mas não são animadores quaisquer. Não são animadores apenas para Camtil, apenas para Rabo de Peixe, apenas para as Missões, apenas para os Gambozinos, apenas para o Sairef, apenas para a Candeia. Ser animador para muito mais que isso: ser animador para a Vida!
Entrar na faculdade, para alguns sair de casa, deixar de ser apenas absorvente para passar a ser fonte, deixar de ser participante para passar a ser animador. Estes são os desafios que nos são impostos aos 17 ou 18 anos e o CIFA procura dar ferramentas para viver a transição. Educam-se, obviamente, alguns pontos relacionados com os campos mas o objectivo é fechar um ciclo e abrir os olhos para o novo e para a responsabilidade inerente!
A partir destas intenções o CIFA é preparado e pensado. Um trabalho que já vem de longe tem-se consolidado ao longo destes últimos tempos e este ano teve mais um contributo, o nosso!

Foi um campo exigente (não fosse, por definição, Intensivo) e as propostas para os cifeiros começaram bem cedo, antes do mesmo arrancar! Perguntas para, em casa, por a cabeça a pensar, tarefas a organizar para o campo, abrir o coração e prepara-lo para receber o proposto! Foi espantosa a energia com que se empenharam nisto e os resultados são bem visíveis: grandes refeições, grandes livrinhos de dedicatorias, o melhor arraial que já vi na minha vida, empenho imenso nas discussões e nos problemas a resolver, intensidade e vontade enorme de oração... Posso ter uma visão deturpada por ter sido o director do campo mas foi dos grupos que mais me espantou pela vontade de crescer e de ser um animador com A grande.
Acabei o campo a acreditar no futuro e no futuro do Camtil, também. Confio cada vez mais neste projecto e é óptimo encontrar, de geração em geração (sim, porque eu já levo alguns anos de casa!!) vontade de continuar com este espírito pelo tempo!

Enquanto director toda esta dinâmica foi estranha! Uma preparação tranquila, sem grandes ansiedades mas um campo um pouco mais difícil de digerir. Ser director de directores (os animadores do Cifa serão os directores dos campos de Verão) não é pêra doce: são muitas cabeças pensantes e nem sempre para o mesmo lado. Tanto entre animadores como entre o campo as vozes com muito a acrescentar são várias mas nem sempre dá para tudo. Como faz parte de mim, fui sendo discreto neste meu papel de moderar a actividade e acredito que até o desempenhei com alguma qualidade. Falharam aspectos, descuidei-me com outras pontos mas acabou por "vencer" a parte melhor!
No início do campo pedi, humildemente, que todos os animadores do Cifa me ajudassem a ser melhor director para que tudo se potenciasse e foi notável o cuidado que se foi tendo, principalmente pelos mais experientes.

Ajoelho-me e agradeço aos animadores com "barbas" pela ajuda nas decisões, agradeço aos animadores com menos barbas pela motivação extra que trazem, agradeço aos novos Animadores pela energia e vontade de construir o que está para vir! Ajoelho-me e agradeço à direcção do campo por me ter aturado, ajoelho-me e agradeço à direcção do Camtil por não se cansar. Ajoelho-me e agradeço a Deus poder agradecer tudo isto!
tj

1 comentário:

  1. Xoutorrr... tou-lhe a dizer..

    por estes e outros, vale sempre a pena.

    Abraço

    ResponderEliminar