sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Crisma

Hoje vou começar a preparar-me para o Crisma (ou Confirmação), com o CUPAV. Já há muito tempo vi 2 dos meus irmãos a "Crismarem-se" e não percebia bem o sentido da coisa. Depois do Baptismo e da Profissão de Fé, mais um passo ainda. Quando andava nos Salesianos, optei por não o tomar porque não me fazia sentido (e por preguiça). E ainda bem: hoje vou começar a preparação bem consciente do que isso significa para mim, para a comunidade e para Deus. É bastante fácil o significado e vou tentar explicar sem muito me alongar até porque nem tenho muita autoridade para falar com sabedoria sobre o assunto.
Quando somos Baptizados, "nascemos" para o reino de Deus. Entramos na comunidade Cristã e os nosso padrinhos, com os nossos pais, responsabilizam-se por nos fazerem crescer na fé e por nos ensinarem a história de Jesus. À medida que evoluimos vamos ganhando autonomia e Professamos a nossa Fé, numa cerimónia mas sobre tudo no dia-a-dia, onde procuramos ser exemplo, à nossa escala. Chega a altura em que a maturidade já é suficiente para, cada um por si e pela sua cabeça, confirmar que quer continuar a viver em Cristo e fazer da sua vida um meio. No Crisma, eu assumo o meu Baptismo, confirmo a minha fé e torno-me plenamente responsável por isso.
Sim, é uma cena bastante importante! Ainda bem que não fiz há uns anos atrás porque não tinha nada noção do passo que é. O tempo que é preciso investir é bastante grande mas nem todas as jantaradas perdidas, horas de sono mal dormidas e fins-de-semana ocupados me fazem estar com menos vontade de me "Crismar".
tj

1 comentário: