sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Perspectiva Caseira

O meu pai é quem me sustenta. Todos os meses dá-me 100€ a mim e 100€ a todos os meus irmãos, que são 4. Total em mesadas: 500€. A renda da casa são outros 500€ e as compras para sobreviver, contas de água e gás, prestações do carro, gasolinas, escolas e etc são outros 1000€. O meu pai gasta 2000€ por mês. O meu pai não recebe 2000€ por mês, recebe menos daí que tenha que pedir dinheiro emprestado aos amigos. Os amigos observam que o meu pai não tem grandes perspectivas de pagar de volta porque o meu pai não se esforça para ganhar mais ou para gastar menos. Os amigos começam a não emprestar dinheiro. O meu pai fica aflito porque não tem como sobreviver.

Atitude dos filhos 1: pedir mais mesada.
Consequência A: meses depois ninguem dá dinheiro ao pai e o pai deixa de dar mesadas por completo

Atitude dos filhos 2: Aceitar receber a mm mesada ou menos até.
Consequência B: meses depois, o pai ainda está em dificuldades mas é de confiança e ainda dá mesada, apesar de pequena

Atitude do pai 1: dar mais mesada aos filhos e não se livrar do carro (que custa muito por mês), continuar a jantar fora todas as semanas e ir ao cinema 3X por mês.
Atitude do pai 2: continuar a não se esforçar muito no emprego e a não receber prémios nem aumentos.
Consequência C: uns meses depois, ganha muito menos que aquilo que gasta e já não tem amigos porque o pai não quer mudar de vida.

Atitude do pai 3: dar menos mesada aos filhos, vender o carro, não jantar fora, não ir ao cinema nem as compras.
Atitude do pai 4: esfolar-se no trabalho ou procurar outro mais rentável. procurar um 2º trabalho, algo que aumento o seu salário.
Consequência D: o pai já recebe mais dinheiro que aquele que gasta. já não precisa dos empréstimos dos amigos mas se precisasse, os amigos até o dariam.

hum... Quais soluções escolher? Pode doer mas se não doer agora, há de doer muito muito mais depois. Percebo o desespero mas não percebo a atitude

Sem comentários:

Enviar um comentário